Utilização de Bloquinhos de Montagem LEGO® para o Ensino dos Conceitos do Sistema Toyota de Produção

Autores

  • Alexandre Pinho UNIFEI - Universidade Federal de Itajubá
  • Fabiano Leal UNIFEI - Universidade Federal de Itajubá
  • Dagoberto Almeida UNIFEI - Universidade Federal de Itajubá

DOI:

https://doi.org/10.14488/1676-1901.v5i4.388

Palavras-chave:

Sistema Toyota de Produção, Ensino de Engenharia de Produção.

Resumo

Este artigo mostra como é possível facilitar  o aprendizado dos conceitos sobre o Sistema
Toyota de Produção. É utilizada uma dinâmica de ensino através de bloquinhos de montagem
LEGO® batizada de MIB – Montagem Interativa de Bloquinhos. Esta dinâmica além de
abordar os principais conceitos sobre o Sistema de Toyota de Produção, também utiliza os
conceitos sobre Just-in-time (JIT), tempo de setup, metodologia  5S e nivelamento de
produção (Heijunka). O artigo descreve as quatro rodadas utilizadas na dinâmica MIB e
como os conceitos descritos anteriormente são transmitidos aos alunos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

10-07-2005

Como Citar

Pinho, A., Leal, F., & Almeida, D. (2005). Utilização de Bloquinhos de Montagem LEGO® para o Ensino dos Conceitos do Sistema Toyota de Produção. Revista Produção Online, 5(4). https://doi.org/10.14488/1676-1901.v5i4.388

Edição

Seção

Artigos