Utilização de Bloquinhos de Montagem LEGO® para o Ensino dos Conceitos do Sistema Toyota de Produção

Alexandre Pinho, Fabiano Leal, Dagoberto Almeida

Resumo


Este artigo mostra como é possível facilitar  o aprendizado dos conceitos sobre o Sistema
Toyota de Produção. É utilizada uma dinâmica de ensino através de bloquinhos de montagem
LEGO® batizada de MIB – Montagem Interativa de Bloquinhos. Esta dinâmica além de
abordar os principais conceitos sobre o Sistema de Toyota de Produção, também utiliza os
conceitos sobre Just-in-time (JIT), tempo de setup, metodologia  5S e nivelamento de
produção (Heijunka). O artigo descreve as quatro rodadas utilizadas na dinâmica MIB e
como os conceitos descritos anteriormente são transmitidos aos alunos.

Palavras-chave


Sistema Toyota de Produção, Ensino de Engenharia de Produção.

Texto completo:

Artigo


DOI: https://doi.org/10.14488/1676-1901.v5i4.388

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM


R. Eletr. de Eng. de Produção e Correlatas - ISSN 1676-1901 Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. © 2002 / Todos os direitos reservados Associação Brasileira de Engenharia de Produção (ABEPRO) Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).                           Contato: producaoonline@gmail.com