Utilização de Bloquinhos de Montagem LEGO® para o Ensino dos Conceitos do Sistema Toyota de Produção
DOI:
https://doi.org/10.14488/1676-1901.v5i4.388Palavras-chave:
Sistema Toyota de Produção, Ensino de Engenharia de Produção.Resumo
Este artigo mostra como é possível facilitar o aprendizado dos conceitos sobre o SistemaToyota de Produção. É utilizada uma dinâmica de ensino através de bloquinhos de montagem
LEGO® batizada de MIB – Montagem Interativa de Bloquinhos. Esta dinâmica além de
abordar os principais conceitos sobre o Sistema de Toyota de Produção, também utiliza os
conceitos sobre Just-in-time (JIT), tempo de setup, metodologia 5S e nivelamento de
produção (Heijunka). O artigo descreve as quatro rodadas utilizadas na dinâmica MIB e
como os conceitos descritos anteriormente são transmitidos aos alunos.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista se reserva no direito de efetuar, no artigo publicado, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
A obra publicada é de inteira responsabilidade do(s) autor(es), cabendo à Revista Produção Online apenas a avaliação da obra, na qualidade de veículo de publicação científica. A Revista Produção Online não se responsabiliza por eventuais violações à Lei nº 9.610/1998, Lei de Direito Autoral.
A revista Produção Online permite que o autor detenha o copyright dos artigos aceitos para publicação, sem restrições.
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.