Planejamento para o e-commerce em pequenas e médias empresas: uma abordagem via Dinâmica de Sistemas
DOI:
https://doi.org/10.14488/1676-1901.v5i4.383Palavras-chave:
e-Commerce, Pequenas e Médias Empresas, Dinâmica de Sistemas.Resumo
Com a globalização da economia um dos fenômenos tecnológicos que despontou, apoiadopela Internet, foi o comércio eletrônico – e-commerce. Essa nova maneira de comercializar
também foi adotada pelas pequenas e médias empresas, que aí encontraram uma poderosa
ferramenta para aumentar seu faturamento, mas que esconde algumas armadilhas. Este
artigo apresenta um estudo de caso realizado em uma pequena empresa nacional,
representante de matérias primas da cadeia de suprimentos do setor químico, estabelecida há
30 anos no mercado. Esta empresa decidiu experimentar o e-commerce como um novo canal
de distribuição de um produto inovador para o mercado doméstico/institucional. Os fatores
críticos de sucesso para o e-commerce em pequenas empresas foram considerados, bem
como o relacionamento dinâmico existente entre eles. Do estudo ficou evidenciada a
importância de considerar essa decisão de aderir ao e-commerce de modo alinhado à
estratégia competitiva do negócio e apoiado em adequado planejamento para a implantação.
Abordou-se o problema segundo o enfoque da Dinâmica de Sistemas.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista se reserva no direito de efetuar, no artigo publicado, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
A obra publicada é de inteira responsabilidade do(s) autor(es), cabendo à Revista Produção Online apenas a avaliação da obra, na qualidade de veículo de publicação científica. A Revista Produção Online não se responsabiliza por eventuais violações à Lei nº 9.610/1998, Lei de Direito Autoral.
A revista Produção Online permite que o autor detenha o copyright dos artigos aceitos para publicação, sem restrições.
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.