Planejamento para o e-commerce em pequenas e médias empresas: uma abordagem via Dinâmica de Sistemas

Leila Jansen, Fernando José Laurindo

Resumo


Com a globalização da economia um dos fenômenos tecnológicos que despontou, apoiado
pela Internet, foi o comércio eletrônico – e-commerce. Essa nova maneira de comercializar
também foi adotada pelas pequenas e médias empresas, que aí encontraram uma poderosa
ferramenta para aumentar seu faturamento,  mas que esconde algumas armadilhas.  Este
artigo apresenta um estudo de caso realizado em uma pequena empresa nacional,
representante de matérias primas da cadeia de suprimentos do setor químico, estabelecida há
30 anos no mercado. Esta empresa decidiu experimentar o e-commerce como um novo canal
de distribuição de um produto inovador para o mercado doméstico/institucional. Os fatores
críticos de sucesso para o e-commerce em  pequenas empresas foram considerados, bem
como o relacionamento dinâmico existente  entre eles. Do estudo ficou evidenciada a
importância de considerar essa decisão  de aderir ao e-commerce de modo alinhado à
estratégia competitiva do negócio e apoiado em adequado planejamento para a implantação.
Abordou-se o problema segundo o enfoque da Dinâmica de Sistemas.

Palavras-chave


e-Commerce, Pequenas e Médias Empresas, Dinâmica de Sistemas.

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Artigo


DOI: https://doi.org/10.14488/1676-1901.v5i4.383

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