Orientação estratégica para o mercado: um estudo de caso no sistema crédito cooperativo sicredi do rio grande do sul
DOI:
https://doi.org/10.14488/1676-1901.v5i4.382Palavras-chave:
Orientação para mercado, Sicredi, Sistema cooperativo.Resumo
Estudos desenvolvidos em diferentes culturas e organizações apontam uma forte relaçãoentre orientação para o mercado e desempenho organizacional. Partindo desse pressuposto,
o artigo descreve como ocorre a orientação para o mercado numa organização de serviços
que tem com premissa básica uma visão sistêmica de organização sustentada por uma
filosofia associativa, o Sistema de Crédito Cooperativo Sicredi. A partir de uma abordagem
qualitativa e quantitativa, foram verificadas as percepções nos diferentes níveis funcionais e
as barreiras para orientação ao mercado na organização. A análise dos dados permitiu
identificar que o sistema está focado em responder ao mercado, gerando e disseminando
pouca inteligência de mercado. As análises bivariada e multivariada (regressão logística)
dos dados permitiram identificar que nos diversos níveis hierárquicos ocorrem percepções
diferenciadas sobre o grau de orientação para o mercado e as barreiras para sua efetivação,
bem como foram identificadas as variáveis que mais contribuem para uma alta ou baixa
orientação para o mercado nos diversos níveis hierárquicos. Dentre as barreiras
identificadas observa-se um “esquecimento do mercado” e uma “baixa disseminação da
inteligência do mercado”.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista se reserva no direito de efetuar, no artigo publicado, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
A obra publicada é de inteira responsabilidade do(s) autor(es), cabendo à Revista Produção Online apenas a avaliação da obra, na qualidade de veículo de publicação científica. A Revista Produção Online não se responsabiliza por eventuais violações à Lei nº 9.610/1998, Lei de Direito Autoral.
A revista Produção Online permite que o autor detenha o copyright dos artigos aceitos para publicação, sem restrições.
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.