<b>Implantação de controle baseado no sistema de execução da manufatura (mes): análise em empresa de usinagem no setor aeronáutico</b>

Autores

  • Marcelo Leite Vanderlei UNIP - Universidade Paulista
  • Jorge Muniz Junior FEG/UNESP
  • Fernando Augusto Silva Marins FEG/UNESP
  • Gilberto Walter Arenas Miranda UNITAU - Universidade de Taubaté

DOI:

https://doi.org/10.14488/1676-1901.v9i4.380

Palavras-chave:

sistema de execução da manufatura, MES, chão-de-fábrica, tempo real, tomada de decisão.

Resumo

RESUMO

O Sistema de Execução da Manufatura (MES – Manufacturing Execution System) é uma ferramenta de controle da produção aplicada no chão-de-fábrica que permite visualizar e monitorar processos em tempo real, fornecendo informações que levam a uma melhor eficiência operacional. Este trabalho apresenta uma pesquisa exploratória, realizada em uma empresa de usinagem e montagem de médio porte, tendo o objetivo analisar a implantação do MES para auxiliar a tomada de decisão referente à produção. O trabalho também compara dois sistemas de controle de produção: o MES com o sistema realizado de forma manual (planilhas eletrônicas) utilizado antes de sua implantação. As informações sobre implantação foram coletadas por meio de questionário e validadas em grupo de discussão com os entrevistados e acadêmicos. Entre os resultados alcançados, identificaram-se: i) as vantagens do MES em relação ao sistema manual, ii) a eficácia da implantação, iii) melhoria dos resultados operacionais, iv) pontos positivos e negativos da implantação e aplicação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcelo Leite Vanderlei, UNIP - Universidade Paulista

Possui graduação em Engenharia de Produção - Mecânica pela Universidade Metodista de Piracicaba (1997). MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas (2004). Mestre em Engenharia Mecânica, sub-área Produção pela Universidade de Taubaté (2009). Atua a mais de 25 anos no setor industrial, com ampla experiência empresarial.

Jorge Muniz Junior, FEG/UNESP

Doutorado em Engenharia (Gestão e Otimização) pela Universidade Estadual (2007), campus de Guaratinguetá, mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade de São Paulo (1995) e graduação em Engenharia Mecânica pela Universidade Estadual Paulista (1990). Atualmente leciona no Departamento de Produção da UNESP, campus de Guaratinguetá. Exerceu atividades na indústria automotiva, onde trabalhou como engenheiro e executivo com os seguintes temas: gestão da produção, qualidade, manufatura enxuta e gestão do conhecimento.

Fernando Augusto Silva Marins, FEG/UNESP

possui graduação em Engenharia Mecânica pela UNESP - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1976), mestrado em Pesquisa Operacional pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (1981) e doutorado em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual de Campinas (1987). Fez estágio de Pós-doutorado na Brunel University em Londres - Inglaterra (1994). Atualmente é Prof. Adjunto no Departamento de Produção da Faculdade de Engenharia - Campus de Guaratinguetá da UNESP. É Diretor de Publicações da SOBRAPO - Sociedade Brasileira de Pesquisa Operacional. É relator ad hoc das Revistas: Pesquisa Operacional (SOBRAPO), Gestão e Produção (UFSCar), Produção (ABEPRO, Poli-USP), GEPROS (FEB-UNESP), Engevista - Revista da Escola de Engenharia (UFF), Revista eletrônica PODES (SOBRAPO), Revista eletronica Produção & Engenharia, Engenharia Agrícola (SBA), Sistemas & Gestão (UFF), Produção Online (ABEPRO, UFSC), Revista Científica da FAI (Faculdade de Administração e Informática - Santa Rita do Sapucaí - MG), RAI - Revista de Administração e Inovação (UNINOVE), Revista eletrônica Pesquisa & Desenvolvimento em Eng. de Produção da UNIFEI e TEMA -Tendências em Matemática Aplicada e Computacional (SBMAC), além de eventos científicos como SBPO, ENEGEP, SIMPOI, SIMPEP, EMEPRO, EnANPAD, ERPO NE, CNEG e CBF. Tem experiência na área de Engenharia de Produção, com ênfase em Pesquisa Operacional e Logística, atuando principalmente nos seguintes temas: Logística e SCM, Pesquisa Operacional, Sistemas de Produção, Teoria das Opções Reais, DEA, AHP e Simulação.

Gilberto Walter Arenas Miranda, UNITAU - Universidade de Taubaté

possui graduação em Engenharia Mecânica / Eletricidade pela Universidade Federal de Itajubá (1962) , especialização em Usinagem dos Materiais pela Universidade de Taubaté (1995) , mestrado em Engenharia Mecânica pela Universidade Estadual de Campinas (1997) e doutorado em Engenharia Mecânica pela Universidade Estadual de Campinas (2002) . Atualmente é Professor Assistente IV da Universidade de Taubaté. Tem experiência na área de Engenharia Mecânica , com ênfase em Processos de Fabricação. Atuando principalmente nos seguintes temas: Usinagem, Furação sem fluido de corte, Aço ABNT 4340, Otimização.

Publicado

10-12-2009

Como Citar

Vanderlei, M. L., Junior, J. M., Marins, F. A. S., & Miranda, G. W. A. (2009). <b>Implantação de controle baseado no sistema de execução da manufatura (mes): análise em empresa de usinagem no setor aeronáutico</b>. Revista Produção Online, 9(4). https://doi.org/10.14488/1676-1901.v9i4.380

Edição

Seção

Artigos