Métodos estatísticos aplicados à avaliação da qualidade da matéria-prima e classificação dos fornecedores de uma indústria de laticínios
DOI:
https://doi.org/10.14488/1676-1901.v11i1.372Palavras-chave:
Indústria de laticínios, matéria-prima, especificações físico-químicas, avaliação da qualidade, índice de classificaçãoResumo
A presente pesquisa teve por objetivo avaliar a qualidade da matéria-prima com base em especificações físico-químicas e classificar os fornecedores de leite de uma indústria de laticínios. Para desenvolver os procedimentos de análise dos dados foram utilizadas as seguintes técnicas estatísticas: gráficos de controle para atributos, utilizados através da construção de gráficos de controle para fração de não-conformes considerando as especificações das variáveis; e análise fatorial, utilizada para a construção do índice para classificação dos fornecedores. O estudo se desenvolveu em três etapas. Na primeira etapa, analisou-se a qualidade do leite com base na determinação da acidez. Na segunda etapa, foi desenvolvida análise da qualidade da matéria-prima utilizando somente os lotes com medidas adequadas de acidez e considerando as demais variáveis físico-químicas. Por fim, na terceira etapa, foi construído um índice bidimensional para a classificação dos fornecedores. Os resultados obtidos mostraram que é necessária uma política de relacionamento com os fornecedores com a finalidade de reduzir os problemas de acidez elevada e as fraudes por adição de água na matéria-prima fornecida. Além disso, com a construção do índice de classificação foi possível desenvolver um rankeamento dos fornecedores.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista se reserva no direito de efetuar, no artigo publicado, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
A obra publicada é de inteira responsabilidade do(s) autor(es), cabendo à Revista Produção Online apenas a avaliação da obra, na qualidade de veículo de publicação científica. A Revista Produção Online não se responsabiliza por eventuais violações à Lei nº 9.610/1998, Lei de Direito Autoral.
A revista Produção Online permite que o autor detenha o copyright dos artigos aceitos para publicação, sem restrições.
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.