Apoio à decisão multicritério na priorização de rotas para o transporte urbano

Lorena Hernández, Maria Rita Pontes, Maria Célia de Oliveira, Daniel René Tasé Velázquez

Resumo


Dentre os grandes desafios que o fenômeno da rápida urbanização impõe encontra-se o do planejamento de transporte urbano. Com isto, é preciso criar estratégias que possibilitem boas escolhas a fim de dar um melhor conforto ao usuário e funcionários deste serviço. Um dos problemas mais recorrentes é a definição de rotas, considerando a capacidade de atendimento com maior quantidade de pontos de demandas e minimizando o tempo e comprimento do percurso. É muito relevante para o planejamento do transporte urbano, a decisão de quais rotas são as melhores, de acordo com todos esses critérios. Como auxílio à seleção e priorização de rotas de ônibus urbanos, este trabalho propõe um modelo baseado no método multicritério de apoio a decisão, ELECTRE I. Para esta análise, 4 alternativas de rotas foram estudadas considerando 5 critérios de desempenho, a saber: Comprimento do conjunto de rotas; Tempo de viagem (ida e volta) no conjunto de rotas; Demanda potencial do conjunto de rotas; Capacidade do trecho mais carregado do conjunto de rotas e Capacidade do trecho mais carregado do conjunto de rotas. Este modelo é aplicado em uma rede de transporte urbano, já estudado em pesquisas anteriores. Como resultado, a alternativa 1 se destaca como a mais relevante, apresentando o menor tempo de comprimento e tempo de viagem, atendendo à maior demanda potencial dentre todas as rotas.


Palavras-chave


Decisão multicritério. Problema de Transporte Público Urbano. ELECTRE I.

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DOI: https://doi.org/10.14488/1676-1901.v20i2.3679

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