A importância de um escritório de gerenciamento de projetos em uma organização

José Tadeu Parolini Junior, Thiago do Carmo Satller, Andrey Gomes Pereira, Letícia Cristina Silva

Resumo


As empresas encontram-se em constante transformação e necessitam a todo momento de inovação para conseguirem atender, de forma eficaz e eficiente, as demandas que surgem nas rotinas do seu dia a dia. Assim, a forma básica de controle para qualquer mudança que irá ocorrer dentro de uma organização, inicia-se através de um projeto. Entretanto, para que um projeto alcance o objetivo proposto é necessário que exista um gerenciamento para cada uma das fases que o compõe: iniciação, planejamento, execução, controle e monitoramento e encerramento. Desta forma, este artigo irá apresentar como um escritório de gerenciamento de projetos (Project Management Office – PMO) unificado pode ser importante para uma organização. Será realizado um levantamento bibliográfico sobre o tema abordado e em seguida, um estudo em uma mineradora para verificar como é o gerenciamento de projetos e o funcionamento dos escritórios de gerenciamento de projetos nesta organização. Após a realização do estudo foi possível concluir que o escritório de projetos é uma forma não só de unificar a gestão, mas também de aprimorar os resultados e melhorar de forma continuada os processos envolvidos.


Palavras-chave


Escritório de gerenciamento de projetos. Gerenciamento de projetos. PMO.

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DOI: https://doi.org/10.14488/1676-1901.v21i2.3586

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