Competitividade da Indústria Exportadora Brasileira de Papel de Imprimir e Escrever: uma análise da inovação sob a ótica da cadeia de valor
DOI:
https://doi.org/10.14488/1676-1901.v5i3.354Palavras-chave:
inovação, exportações de papel de imprimir e escrever, cadeia de valor.Resumo
O objetivo deste artigo é analisar comparativamente as estratégias de inovação dasprincipais empresas exportadoras mundiais e brasileiras de papel de imprimir e
escrever. Para tanto, realizou-se uma pesquisa de campo com os principais agentes
econômicos envolvidos com a exportação desse produto no Brasil. A partir da
análise da cadeia de valor, com enfoque para essa inovação , observou-se que as
empresas brasileiras, apesar de terem vantagens competitivas na etapa de recursos
florestais (domínio da matéria-prima, inovação e integração na silvicultura),
produzem produtos com baixo valor agregado. A maioria das empresas pesquisadas
busca agregar mais valor ao produto, porém, poucas investem em pesquisa e
desenvolvimento de novos produtos. Além disso, em virtude de a indústria brasileira
exportar seus produtos de forma indireta, ou seja, por meio de agentes de
distribuição no exterior e tradings, perde o contato com o cliente final, uma
importante peça no processo de inovação.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista se reserva no direito de efetuar, no artigo publicado, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
A obra publicada é de inteira responsabilidade do(s) autor(es), cabendo à Revista Produção Online apenas a avaliação da obra, na qualidade de veículo de publicação científica. A Revista Produção Online não se responsabiliza por eventuais violações à Lei nº 9.610/1998, Lei de Direito Autoral.
A revista Produção Online permite que o autor detenha o copyright dos artigos aceitos para publicação, sem restrições.
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.