VARIÁVEIS DETERMINANTES DA PRECIFICAÇÃO BASEADA NO VALOR PARA O CONSUMIDOR EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR PRIVADA

Marlei Mecca, Romualdo Colauto, Romualdo Colauto, Ilse Beuren, Ilse Beuren

Resumo


Instituições de ensino superior privadas precisam avaliar os fatores críticos considerados pelos
acadêmicos no momento da escolha da instituição, bem como monitorar as variáveis
estratégicas determinantes no processo de satisfação dos consumidores. Assim, o  artigo
identifica as variáveis determinantes da precificação baseada no valor entregue ao consumidor
em instituições de ensino superior privadas. Para tanto, realizou -se um estudo descritivo, por
meio de uma pesquisa em  três instituições de ensino superior privadas. Para a coleta dos
dados utilizou-se um questionário fechado, a fim de identificar os fatores determinantes da
precificação fundamentada no valor para o consumidor, segundo o modelo de Philip Kotler.
Os resultados da pesquisa mostram que as principais variáveis de valor total para o
consumidor são a   qualificação do corpo docente, qualidade do curso, retorno dos
investimentos e adequação dos recursos físicos. Entre as variáveis de custo total para o
consumidor foram apontados os horários de aulas, o tempo e custo  com deslocamento, valor
da mensalidade, as  atividades complementares e a carga horária do curso.

Palavras-chave


Precificação. Valor para o consumidor. Instituição de ensino superior privada.

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Artigo


DOI: https://doi.org/10.14488/1676-1901.v5i2.350

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