Proposta de melhoria por meio de kpi em uma empresa de movelaria com fornecedores no exterior

Autores

  • Paulo Henrique Carneiro de Andrade IBMEC

DOI:

https://doi.org/10.14488/1676-1901.v19i4.3496

Palavras-chave:

Estoque. KPI. Logística. Planejamento Estratégico. Movelaria.

Resumo

O objetivo deste trabalho foi estabelecer mostrar a importância na utilização de indicadores de desempenho. O presente trabalho foi realizado em uma empresa de movelaria que produz estofados, Rostagno, localizada em Turim – Itália. Este artigo mostrou a importância dos indicadores de desempenho na gestão da logística e no planejamento estratégico de empresa, apontando como gerir seus fornecedores, utilizando ferramentas e   propondo indicadores e melhorias, demonstrando como tal implica maior eficiência e ganho de resultados. Para compreender claramente o proposto, foi definido o conceito de logística, estoque, indicadores de desempenho (KPI), análise das vantagens e desvantagens de manter um estoque e como isso interfere no resultado da empresa. Foram analisados fornecedores da China, Polônia e Romênia.  Deste modo, foi possível propor quais os pontos necessários para se avaliar o fornecedor e estabelecer critérios para verificação do cumprimento dos mesmos quanto aos objetivos estabelecidos. Diante do que foi apresentado, conclui-se que os indicadores proporcionam um maior controle em relação a escolha do fornecedor, considerando custo do transporte e mão de obra, resultando em vantagem competitiva para a Rostagno e também oportunidades de melhoria.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Paulo Henrique Carneiro de Andrade, IBMEC

Consultor pelo Instituo Aquila, com experiência profissionais na AngloGold Ashanti, MRS Logisitca, Fiat e Junior Achievement. Formação técnica em administração pela Fundação Torino. Graduando em Engenharia de Produção pelo Ibmec, sendo 1 ano realizado no Politecnico di Torino (Management Engineering).

Referências

ANSOFF, H. I. Corporate strategy: an analytic approach to business policy for growth and expansion. New York: McGraw-Hill, 1965.

BALLOU, Ronald. Business logistics management. Englewood Cliffs: Prentice Hall, 1998.

BARBROW, S.; HARTLINE, M. Process mapping as organizational assessment in academic Librarie. Performance Measurement and Metrics, 2015. https://doi.org/10.1108/PMM-11-2014-0040

BEULKE, Rolando; BERTÓ, Dalvio José. Estrutura e análise de custos. 1. ed. São Paulo: Saraiva, 2001.

CAROL TAYLOR FITZ-GIBBON. Performance indicators, BERA Dialogues Hardcover, 1990.

CANHADAS, L. S.; Implantação do balanced scorecard por uma operadora logística e sua integração com a empresa contratante. 2010. 67f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção Mecânica) – Universidade de São Paulo, São Carlos, 2010.

CHIAVENATO, I.; SAPIRO, A. Planejamento estratégico. Rio de Janeiro, RJ: Elsevier, 2009. p. 30- 1, 252-8.

DAVENPORT, Thomas H. 1994. Reengenharia de processos: como inovar na empresa através da tecnologia da informação. Rio de Janeiro, RJ: Campus. ISBN 85-7001-874-6

DORNIER, P. P. et al. Logística e operações globais: textos e casos. 1. ed. 10 reimpr .São Paulo: Atlas, 2012.

DUARTE, F. Táticas bope de redução de custos logísticos. Mundo logística. São Paulo, v. 9, n. 54, p. 64-67, set/out. 2016.

FUNDAÇÃO NACIONAL DA QUALIDADE-FNQ. Critérios de excelência. São Paulo: 2002.

GAJ, Luis. O estrategista: do pensamento à ação estratégica na organização. São Paulo: Editora Makron Books, 2002.

GIBBON, Carol Taylor Fitz. Performance indicators. BERA Dialogues,1990

JURAN, J.; GRYNA, F. Quality control handbook. Nova York: McGraw-Hill, 1998

KOTLER, Philip. Administração de marketing: análise, planejamento, implementação e controle. 2. ed. São Paulo: Editora Atlas, 1992.

MITCHELL, G. Problems and fundamentals of sustainable development indicators, 2004.

MONDEN, Y. Toyota production system: an integrated approach to just-intime. Edição 3rd, Engineering & Management Press, a division of the Institute of Industrial Engineers, Georgia, United States of America, 1998.

MONTANHEIRO, W. J.; FERNANDES, L. A. Gestão de estoques de materiais em uma confecção. In: SIMPÓSIO DE EXCELÊNCIA EM GESTÃO E TECNOLOGIA, 5., 2008, Resende. [Anais...]. Resende, Associação Educacional Dom Bosco, 2008.

MOREIRA, D. A. Administração da produção e operações. 2. ed. São Paulo: Cengage Learning, 2008

MOURA et al. Análise e mapeamento de processos em uma empresa de engenharia prestadora de serviço ao setor ferroviário. Bauru – SP: Unesp, XXIII SIMPEP, 23., 2014. [Anais...] Artigo 404, [online]. Disponível em: http://www.simpep.feb.unesp.br/anais_simpep.php?e=9. Acesso em: 25 out 2015.

NOVAES, A. Logística e gerenciamento da cadeia de distribuição: estratégia, operação e avaliação. Rio de Janeiro: Campus, 2001, 409 p.

OLIVEIRA, Djalma de Pinho Rebouças.Planejamento estratégico: conceito, metodologia prática. 25. ed. São Paulo: Atlas, 2008

PARASURAMAN, A. Marketing research. 2. ed. Addison Wesley Publishing Company, 1991.

PARMENTER, D. Key Performance Indicators (KPI): Developing, Implementing, and Using Winning KPIs. Hoboken: Wiley, 2007.

PEARROW, M. Web site usability handbook. Massachusetts: Charles River Media, 2000.

PIRES, S. R. I. Gestão da cadeia de suprimentos e o modelo de consórcio modular. Revista de Administração, São Paulo, 1998

PORTER, M. E. (1985). Competitive advantage: creating and sustaining superior performance. New York: Free Press, Collier Macmillan.

RUBIN, J. Handbook of Usability Testing: how to plan, design and conduct effective tests. New York: John Wiley & Sons, 1994.

SLACK, Nigel; JOHNSTON, Robert; CHAMBERS, Stuart. Administração da produção. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2009.

TOFOLI, I. Administração de recursos materiais e patrimoniais: uma abordagem logística. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2007.

VENDRAME, F. C. Administração financeira empresarial: uma tratativa prática. Lins, Arte Brasil, 2008.

ZELTZER, R. Indicadores de desempenho coleta e análise de dados, estabelecer indicadores e promover melhoria contínua. NewsLab. Edição 71, 2005.

Publicado

16-12-2019

Como Citar

Andrade, P. H. C. de. (2019). Proposta de melhoria por meio de kpi em uma empresa de movelaria com fornecedores no exterior. Revista Produção Online, 19(4), 1398–1420. https://doi.org/10.14488/1676-1901.v19i4.3496

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.