Uso do método de análise hierárquica para a avaliação de competitividade: um estudo de caso aplicado em uma indústria de confecções no Paraná – Brasil

Manoel João Ramos, Vanessa Andreia Sontag, Daniele Kern Prass, Tatiane Gabriele Moraes

Resumo


O processo de tomada de decisão baseia-se na necessidade da interação entre gestores com o intuito de obter uma melhor solução entre as possíveis alternativas. Desta forma este trabalho tem por objetivo apresentar uma escala de importância entre cinco critérios de desempenho associados a quinze alternativas para melhorar a competitividade empresarial. Portanto, foi utilizado como instrumento analítico o método AHP. Este ferramental multicritério auxilia na tomada de decisão e na solução de problemas complexos. O estudo de caso do tipo quali-quantitativo de caráter exploratório, foi desenvolvido em uma indústria de confecções localizada no Oeste do Paraná. O Estado abriga o segundo maior polo confeccionista do Brasil. Os resultados da pesquisa sugerem que os critérios de maior importância englobam qualidade e flexibilidade, ambos com 38% de representatividade. Em relação as alternativas de maior importância, os resultados indicam a facilidade de alterar a programação da produção com 71% de representatividade, seguido pelas alternativas de redução de falhas nos produtos e processos com 67% e a qualificação de mão de obra com 65% de representatividade entre às demais alternativas para alcançar a meta de melhorar o desempenho e a competitividade da empresa estudada.

Palavras-chave


Tomada de decisão. Competitividade. Método AHP.

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DOI: https://doi.org/10.14488/1676-1901.v20i4.3436

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