A tecnologia da informação como suporte ao ajuste da previsão da demanda: um estudo de caso em uma empresa de bebidas carbonatadas
DOI:
https://doi.org/10.14488/1676-1901.v10i3.343Palavras-chave:
previsão da demanda, informação em tempo real, bebidas carbonatadas, tecnologia da informação, nível de serviço.Resumo
A gestão da cadeia de suprimentos é um problema que sempre instigou gestores por todo o mundo, ademais os modelos de previsão da demanda tradicionais não mais satisfazem os novos desafios da gestão dos estoques e da ruptura. Assim, novas soluções foram desenvolvidas, buscando-se melhorar os níveis de serviço prestados ao consumidor final. Dentre elas, destaca-se a utilização da TI que, por disponibilizar a informação em tempo real, pode contribuir para o ajuste dos modelos tradicionais de previsão da demanda. Desta forma, o objetivo desta pesquisa é analisar como a TI pode ajudar o segmento de bebidas a ajustar sua previsão de demanda. O método de pesquisa utilizado foi o estudo de caso, analisando uma empresa de bebidas carbonatadas, escolhida por conveniência. Para análise dos dados, utilizou-se a técnica de análise de conteúdo. Como principais resultados destacam-se melhorias no nível dos estoques, na ruptura e no nível de serviço.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista se reserva no direito de efetuar, no artigo publicado, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
A obra publicada é de inteira responsabilidade do(s) autor(es), cabendo à Revista Produção Online apenas a avaliação da obra, na qualidade de veículo de publicação científica. A Revista Produção Online não se responsabiliza por eventuais violações à Lei nº 9.610/1998, Lei de Direito Autoral.
A revista Produção Online permite que o autor detenha o copyright dos artigos aceitos para publicação, sem restrições.
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.