A tecnologia da informação como suporte ao ajuste da previsão da demanda: um estudo de caso em uma empresa de bebidas carbonatadas

Autores

  • Alexandre Pereira Salgado Junior Universidade de São Paulo, FEARP-USP
  • Mayara Segatto Universidade de São Paulo, FEARP-USP
  • Rogério Cerávolo Calia Universidade de São Paulo, FEARP-USP
  • Jocimar A. Fiorotto Coca-Cola
  • Luciana T. Berton Coca-Cola

DOI:

https://doi.org/10.14488/1676-1901.v10i3.343

Palavras-chave:

previsão da demanda, informação em tempo real, bebidas carbonatadas, tecnologia da informação, nível de serviço.

Resumo

A gestão da cadeia de suprimentos é um problema que sempre instigou gestores por todo o mundo, ademais os modelos de previsão da demanda tradicionais não mais satisfazem os novos desafios da gestão dos estoques e da ruptura. Assim, novas soluções foram desenvolvidas, buscando-se melhorar os níveis de serviço prestados ao consumidor final. Dentre elas, destaca-se a utilização da TI que, por disponibilizar a informação em tempo real, pode contribuir para o ajuste dos modelos tradicionais de previsão da demanda. Desta forma, o objetivo desta pesquisa é analisar como a TI pode ajudar o segmento de bebidas a ajustar sua previsão de demanda. O método de pesquisa utilizado foi o estudo de caso, analisando uma empresa de bebidas carbonatadas, escolhida por conveniência. Para análise dos dados, utilizou-se a técnica de análise de conteúdo. Como principais resultados destacam-se melhorias no nível dos estoques, na ruptura e no nível de serviço.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2010-08-26

Como Citar

Pereira Salgado Junior, A., Segatto, M., Cerávolo Calia, R., A. Fiorotto, J., & T. Berton, L. (2010). A tecnologia da informação como suporte ao ajuste da previsão da demanda: um estudo de caso em uma empresa de bebidas carbonatadas. Revista Produção Online, 10(3), 621–648. https://doi.org/10.14488/1676-1901.v10i3.343

Edição

Seção

Artigos