ANÁLISE DE FALHAS NO PROCESSO LOGÍSTICO DEVIDO A FALTA DE UM CONTROLE DE QUALIDADE

Juliana Barreto, Luis Felipe Lopes

Resumo


É comum que,  no Sistema Logístico, ocorram falhas que podem ser resultantes de variáveis
internas e/ou externas à empresa. Os clientes esperam receber produtos em conformidade com
o prometido  no que se refere à qualidade, cor, boas condições, quantidade do produto.  Ao
receberem um produto com características avariadas todo esforço despendido  pela empresa
foi em vão. Uma maneira de amenizar esses danos aos produtos consiste na aplicação da
Gestão da Qualidade Total (TQM) e suas ferramentas. Pelo TQM, é possível diagnosti car os
fatores que estão em desacordo com o que fora traçado,  avaliando a situação da não-
conformidade dos produtos.  A aplicação das Ferramentas da Qualidade Total como o
Diagrama de Ishikawa e o Ciclo PDCA  foram possíveis detectar os processos que possuem
falhas, permitindo a correção.  Com essas implantações, os resultados se darão em médio
prazo, porém as empresas potencializarão seu diferencial competitivo ao entregarem produtos
com baixo índice de avarias. Através de comparações entre duas empresas do  ramo
moveleiro, foi possível detectar falhas no sistema logístico, para o qual foi sugerida e
implantada o Controle de Qualidade, auxiliado pelas ferramentas da Qualidade com o objetivo
principal de minimizar os custos decorrentes de danificações de produtos das empresas em
estudo.

Palavras-chave


Ferramentas da qualidade, produtos danificados, sistema logístico.

Texto completo:

Artigo


DOI: https://doi.org/10.14488/1676-1901.v5i2.331

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM


R. Eletr. de Eng. de Produção e Correlatas - ISSN 1676-1901 Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. © 2002 / Todos os direitos reservados Associação Brasileira de Engenharia de Produção (ABEPRO) Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).                           Contato: producaoonline@gmail.com