Modelo de difusão de bass adaptado à penetração de mercado de e-commerce com foco no posicionamento orgânico de buscadores

Alexandre Hering de Queiroz, Álvaro Guilhermo Rojas Lezana, Maurício Uriona Maldonado

Resumo


O presente artigo trata da problemática da elaboração de cenários para o crescimento de vendas de novos e-commerces. Está focado especificamente no processo de difusão que ocorre no canal de vendas orgânico dos buscadores, como o Google. O estudo aponta as similaridades da difusão orgânica dos buscadores com os princípios que regem o modelo de difusão de Bass. Através da metodologia e ferramentas da Dinâmica de Sistemas, propõe alterações no Modelo de Bass visando este novo uso.  Com objetivo de avaliar a aplicabilidade, também aborda um estudo de caso de e-commerce de semijoias. Os resultados mais importantes deste trabalho são: (1) apresentação de modelo funcional de difusão para canal orgânico de e-commerce com informações de entrada de simples obtenção e (2) apresentação da aplicabilidade do modelo e aderência dos resultados à realidade de e-commerce de semijoias. Sua conclusão aponta para a viabilidade de construção de um modelo amplo de simulação de e-commerce que permita, de forma dinâmica, o apoio a concretização de novos empreendimentos

Palavras-chave


Dinâmica de Sistemas. Difusão de Bass. E-commerce. Buscadores. Cenários.

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DOI: https://doi.org/10.14488/1676-1901.v19i2.3274

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