O CUSTEIO-ALVO COMO SUPORTE ÀS DECISÕES PARA DESENVOLVER NOVOS PRODUTOS: UM ESTUDO EM INDÚSTRIA MOVELEIRA

Romualdo Colauto, Ilse Maria Beuren

Resumo


O trabalho tem por objetivo apresentar a aplicação da metodologia do custeio-alvo como
suporte à decisões de desenvolvimento de novos produtos em indústria moveleira. Os
procedimentos metodológicos consistiram de uma pesquisa exploratória, realizada por meio de
um estudo de caso, tendo uma empresa brasileira fabricante de móveis sob medida como
sujeito d a pesquisa. Assim, inicia-se com uma breve incursão nos aspectos conceituais do
target costing,  após contempla-se a abordagem da engenharia de valor, a seguir mostra-se a
aplicação do custeio-alvo em uma indústria moveleira e apresenta-se as considerações finais do
estudo. Os resultados da pesquisa evidenciam a viabilidade de aceitação de novo produto que
atende às expectativas do cliente e ao mesmo tempo contemple o lucro operacional -meta
estabelecido pela empresa.

Palavras-chave


Custeio-alvo. Desenvolvimento de novos produtos. Indústria moveleira.

Texto completo:

Artigo


DOI: https://doi.org/10.14488/1676-1901.v5i1.326

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM


R. Eletr. de Eng. de Produção e Correlatas - ISSN 1676-1901 Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. © 2002 / Todos os direitos reservados Associação Brasileira de Engenharia de Produção (ABEPRO) Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).                           Contato: producaoonline@gmail.com