O CUSTEIO-ALVO COMO SUPORTE ÀS DECISÕES PARA DESENVOLVER NOVOS PRODUTOS: UM ESTUDO EM INDÚSTRIA MOVELEIRA

Autores

  • Romualdo Colauto UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina
  • Ilse Maria Beuren FURB - Universidade Regional de Blumenau

DOI:

https://doi.org/10.14488/1676-1901.v5i1.326

Palavras-chave:

Custeio-alvo. Desenvolvimento de novos produtos. Indústria moveleira.

Resumo

O trabalho tem por objetivo apresentar a aplicação da metodologia do custeio-alvo como
suporte à decisões de desenvolvimento de novos produtos em indústria moveleira. Os
procedimentos metodológicos consistiram de uma pesquisa exploratória, realizada por meio de
um estudo de caso, tendo uma empresa brasileira fabricante de móveis sob medida como
sujeito d a pesquisa. Assim, inicia-se com uma breve incursão nos aspectos conceituais do
target costing,  após contempla-se a abordagem da engenharia de valor, a seguir mostra-se a
aplicação do custeio-alvo em uma indústria moveleira e apresenta-se as considerações finais do
estudo. Os resultados da pesquisa evidenciam a viabilidade de aceitação de novo produto que
atende às expectativas do cliente e ao mesmo tempo contemple o lucro operacional -meta
estabelecido pela empresa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

16-06-2005

Como Citar

Colauto, R., & Beuren, I. M. (2005). O CUSTEIO-ALVO COMO SUPORTE ÀS DECISÕES PARA DESENVOLVER NOVOS PRODUTOS: UM ESTUDO EM INDÚSTRIA MOVELEIRA. Revista Produção Online, 5(1). https://doi.org/10.14488/1676-1901.v5i1.326

Edição

Seção

Artigos