Big data no suporte à estratégia de produção: ilustração de aplicação em serviço público
DOI:
https://doi.org/10.14488/1676-1901.v20i1.3251Palavras-chave:
Estratégia de produção. Big data. Framework. Serviço público. Caso ilustrativo.Resumo
A partir de toda tecnologia relacionada com internet foram surgindo dados disponibilizados nos mais diversos formatos e lugares de armazenamento – o Big Data. Ele suporta as visões gerenciais e estratégicas de um modo novo e dinâmico, eficaz e relevante, combinando fatores e ferramentas. A estratégia de produção é um padrão global de decisões que recebe diretrizes de uma estratégia de negócios, e é altamente dependente de dados e informações. Ela ampliou-se para um padrão geral de decisões determinando competências a longo prazo e contribuições para a estratégia global (requisitos de mercado e recursos de operações). O objetivo desse artigo é apresentar um framework que dê suporte à estratégia de produção utilizando aspectos de Big Data. O método de pesquisa foi realizado em três etapas: i) pesquisa bibliográfica; ii) elaboração de um framework teórico-conceitual; e iii) ilustração de aplicação do framework proposto. A contribuição principal foi a sistematização de uma proposta utilizando-se referencial teórico consolidado de estratégia de produção e referencial mais recente acerca de Big Data. A aplicação em um serviço público gerou uma expectativa de continuidade e de busca por meios tecnológicos para se verificar em quanto tempo se solucionariam os problemas e qual a economia advinda dessa implantação.Downloads
Referências
AGRAWAL, D.; BERNSTEIN, P.; BERTINO, E.; DAVIDSON, S.; DAYAL, U.. Challenges and Opportunities with Big Data 2011-1. Purdue University. Purdue e-Pubs. Cyber Center Technical Reports. 2011. Disponível em: http://docs.lib.purdue.edu/cctech/1 Acesso em: abr. 2016.
AKTER, S.; WAMBA, S.F. Big Data analytics in e-commerce: a systematic review and agenda for future research. Eletronic Markets, 26, p. 173-194. 2016. https://doi.org/10.1007/s12525-016-0219-0
AKTER, S.; WAMBA, S.F.; GUNASEKARAN, A.; DUBEY, R.; CHILDE, S.J.. How to improve firm performance using Big Data analytics capability and business strategy alignment? International Journal of Production Economics, 182, p. 113-131. 2016. https://doi.org/10.1016/j.ijpe.2016.08.018
BROWN, B.; CHUI, M.; MANYIKA, J. Are you ready for the era of ‘big data’?. McKinsey Quarterly, v. 4, n. 1, p. 24-35. 2011. https://doi.org/10.1016/j.future.2014.08.007
LIU, C.; YANG, C.; ZHANG, X.; CHEN, JINJUN External integrity verification for outsourced big data in cloud and IoT: A big Picture. Future Generation Computer Systems, v. 49, p. 58–67. 2015.
CHASE, R.B.; JACOBS, F.R.; AQUILANO, N.. Operations management for competitive advantage. 10th ed., McGraw Hill. 2003.
CHEN,M.; MAO, S.; LIU, Y.. Big Data: a survey. Mobile network application. n. 19, p. 171-209. 2014. https://doi.org/10.1007/s11036-013-0489-0
CAMPOS, F. R. A gestão da inovação em serviços intensivos em conhecimento: oportunidades e desafios do Big Data. 2015. 124 p. Dissertação (Mestrado em Política Científica e Tecnológica) – Instituto de Geociências, Universidade Estadual de Campinas, Campinas. 2015.
DAVENPORT, T.H.. Big Data at work: dispelling the myths, uncovering the opportunities. EUA: Harvard Business School Press. 2014.
DAVENPORT, T. H.; BARTH, P.; BEAN, R. How big data is different. MIT Sloan Management Review, v. 54, n. 1, p. 43. 2012.
DE MAURO, A.; GRECO, M.; GRIMALDI,M.. A formal definition of Big Data based on its essential features. Library Review, v. 65, n. 3, p. 122 – 135, 2016. https://doi.org/10.1108/LR-06-2015-0061
DUBEY, R.; GUNASEKARAN, A.; CHILDE, S.J.; WAMBA, S.F.; PAPADOPOULOS, T.. The impact of Big Data on world-class sustainable manufacturing. The International Journal of Advanced Manufacturing Technology, v. 84, p. 631-645, 2016. https://doi.org/10.1007/s00170-015-7674-1
HALPER, F.; KRISHNAN, K.. TDWI Big Data Maturity Model Guide: Interpreting Your Assessment Score. TDWI Benchmark Guide 2013-2014, 2013.
HAYES, R.H.; PISANO, G.; UPTON, D.; WHELLWRIGHT, S.C.. Operation, strategy and technology: pursuing the competitive edge. Wiley. 2004.
HAYES, R.H.; WHELLWRIGHT, S.C.. Restoring our competitive edge: competing through manufacturing. New York: Free. 1984.
HILL, T.. Manufacturing Strategy: text and cases. London: MacMillan Business. 1995.
HöRTE, S.A.; LINDBERG, P.; TUNÄLV, C.. Manufacturing strategies in Sweden. International Journal of Production Research, v. 25, n. 11, p. 1573-1586, 1987.
IBM (2016). What is Big Data? Bringing Big Data to enterprise. Disponível em: www.ibm.com/software/data/bigdata. Acesso em: mar. 2016.
IDC IVIEW. Gantz J; Reinsel D. Extracting value from chaos. IDC iView, p 1–12, jun. 2011.
ISACA (2016). Big Data: Impactos e Benefícios. Disponível em: http://www.isaca.org/Knowledge-Center/Research/ResearchDeliverables/Pages/Big-Data-Impacts-and-Benefits.aspx. Acesso em: mar. 2016.
JELINEK, M.; BERGEY, P.. Innovation as the strategic driver of sustainability: big data knowledge for profit and survival. IEEE Engineering Management Review, v. 41, n. 2, p. 14-22, 2013. https://doi.org/10.1109/EMR.2013.2259978
JOHNSON,G; SCHOLES, K.; WHITTINGTON, R.. Fundamentals of strategy. 1st ed.. Prentice Hall. 2009.
KAMBATLA, K.; KOLLIAS, G.; KUMAR, V.; GRAMA, A.. Trends in Big Data analytics. Journal Parallel Distrib. Comput., n. 74, p. 2561-2573, 2014. https://doi.org/10.1016/j.jpdc.2014.01.003
LIU, C-H.. A Conceptual Framework of Analytical CRM in Big Data Age. International Journal of Advanced Computer Science & Applications, v. 1, n. 6, p. 149-152. 2015. https://doi.org/10.14569/IJACSA.2015.060620
MEYER,A. de; NAKANE, J.; FERDOWS, K.. Flexibility: the next competitive battle: the manufacturing survey. Strategic Management Journal, v. 10, n. 2, p. 135-144, 1989. https://doi.org/10.1002/smj.4250100204
MAYER-SCHÖNBERGER, V.; CUKIER, K.. Big data: a revolution that will transform how we live, work, and think. Reino Unido: Houghton Mifflin Harcourt. 2013.
MAYER-SCHÖNBERGER, V.; CUKIER, K.. Big Data: como extrair volume, variedade, velocidade e valor da avalanche de informação cotidiana. 1. ed. Rio de Janeiro: Elsevier. 2013.
MCAFEE, A.; BRYNJOLFSSON, E.. Big Data: The Management Revolution. Harvard Business Review, October, 1-11. 2012.
MILLS, J.; PLATTS, K.; GREGORY, M.. A framework for the design of manufacturing strategy processes: a contingency approach. International Journal of Operations and Production Management, v. 15, n. 4, p. 17-49, 1995. https://doi.org/10.1108/01443579510083596
NOVO, R. F.. Melhoria nas dimensões competitivas das empresas por meio do uso do Big Data. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Tecnologia em Sistemas Produtivos) - Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, São Paulo, 2014.
OLOFSON, C.W.; VILLARS, R.L.; EASTWOOD, M.. Big data: What it is and why you should care. Paper, 2016.
IDC. Analyze the Future, 2011. Disponível em: www.idc.com. Acesso em: mar. 2016.
PAIVA, E.L.; CARVALHO JR., J.M.; FENSTERSEIFER,J.E.. Estratégia de produção e de operações: conceitos, melhores práticas, visão de futuro. 2. ed. Porto Alegre: Bookman. 2009.
PORTER, M.E.. Competitive strategy: techniques for analyzing industries and competitors. New York: Free Press. 1980.
SHENG, J.; AMANKWAH-AMOAH, J.; WANG, X.. A multidisplinary perspective of big data in management research. International Journal of Production Economics, n. 191, p. 97-112, 2017. https://doi.org/10.1016/j.ijpe.2017.06.006
SIDDIQA, A.; HASHEM, I.A.T.; YAQOOB, I.; MARJANI, M.; SHAMSHIRBAND, S.; GANI, A.; NASARUDDIN, F.. A survey of Big Data management: taxonomy and state-the-art. Journal of Network and Computer Applications, n. 71, p. 151-166, 2016. https://doi.org/10.1016/j.jnca.2016.04.008
SIVARAJAH, U.; KAMAL, M.M.; IRANI, Z.; WEERAKKODY, V.. Critical analysis of Big Data challenges and analytical methods. Journal of Business Research, n. 70, p. 263-286, 2017. https://doi.org/10.1016/j.jbusres.2016.08.001
SLACK N.; CHAMBERS, S.; HARLAND, C.; HARRISON, A.; JOHNSTON, H.. Operations management. Pitman Publishing London. 1995.
SLACK N.; BRANDON-JONES, A.; JOHNSTON, R.; BETTS, A.. Operations and processes management: principles and practice for strategic impact. 4th ed. Pearson. 2015.
SLACK N.; LEWIS,M.. Operations strategy. 2nd ed.. Pearson Education Lt.. 2002.
SEO, W.; KIM, N. CHOI, S.. Big Data Framework for Analyzing Patents to Support Strategic R&D Planning. In: DEPENDABLE, AUTONOMIC AND SECURE COMPUTING, 14TH INTL CONFERENCE ON PERVASIVE INTELLIGENCE AND COMPUTING, 2ND INTL CONF ON BIG DATA INTELLIGENCE AND COMPUTING AND CYBER SCIENCE AND TECHNOLOGY CONGRESS (DASC/PiCom/DataCom/CyberSciTech). [Proceedings…] 14th Intl C. IEEE, p. 746-753, 2016.
https://doi.org/10.1109/DASC-PICom-DataCom-CyberSciTec.2016.131
WAMBA, S.F.; AKTER, S.; EDWARDS, A.; CHOPIN, G.; GNANZOU, D.. How ‘big data’ can make big impact: findings from a systematic review and a longitudinal case study. International Journal of Production Economics, n. 165, p. 234-246, 2015. https://doi.org/10.1016/j.ijpe.2014.12.031
WAMBA, S.F.; GUNASEKARAN, A.; AKTER, S.; REN, S.J.; DUBEY, R.; CHILDE, S.J.. Big Data analytics and firm performance: effects of dynamic capabilities. Journal of Business Research, n. 70, p. 356-365, 2017. https://doi.org/10.1016/j.jbusres.2016.08.009
WANG, G., GUNASEKARAN, A.; NGAI, E.W.T.; PAPADOPOULOS, T. Big Data analytics in logistics and supply chain management: certain investigations for research and applications. International Journal of Production Economics, n. 176, p. 98-110, 2016. https://doi.org/10.1016/j.ijpe.2016.03.014
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista se reserva no direito de efetuar, no artigo publicado, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
A obra publicada é de inteira responsabilidade do(s) autor(es), cabendo à Revista Produção Online apenas a avaliação da obra, na qualidade de veículo de publicação científica. A Revista Produção Online não se responsabiliza por eventuais violações à Lei nº 9.610/1998, Lei de Direito Autoral.
A revista Produção Online permite que o autor detenha o copyright dos artigos aceitos para publicação, sem restrições.
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.