ACREDITAÇÃO HOSPITALAR: UM ESTUDO DE CASO

Felipe Antunes, José Luis Ribeiro

Resumo


Este artigo aborda a qualidade e acreditação hospitalar através do Manual das Organizações
Prestadoras de Serviços Hospitalares, desenvolvido pela Organização Nacional de Acreditação
(ONA). O objetivo geral deste trabalho é avaliar o processo de acreditação, identificando
dificuldades e benefícios advindos da implantação deste  Manual. Após a realização de uma
revisão bibliográfica sobre qualidade em hospitais e normas da qualidade aplicáveis a hospitais, é
feita uma análise crítica teórica do Manual das Organizações Prestadoras de Serviços
Hospitalares. Tal análise crítica inclui um estudo comparativo entre os requisitos do Manual e da
norma NBR ISO 9001/2000. A seguir, a análise teórica é complementada através de um estudo
de caso contemplando a implantação do Manual junto a um hospital de grande porte. Finalmente,
são apresentadas as conclusões, baseadas tanto no estudo teórico como no estudo prático.

Palavras-chave


qualidade, acreditação, hospitais

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Artigo


DOI: https://doi.org/10.14488/1676-1901.v5i1.322

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