Estudo de caso: uso de indicadores de desempenho de processos na gestão da produção de cultivares de algodão

Veridiana Vicentini Manchini

Resumo


Todo processo produtivo exige conhecimento técnico e de gestão, e nas empresas do agronegócio não é diferente. Adotar práticas e ferramentas para geração de melhores resultados tem provocado uma mudança comportamental que impacta na profissionalização de toda a cadeia produtiva.  Neste contexto encontra-se a empresa foco deste estudo, onde foi verificada a aderência sobre o uso de indicadores de desempenho de processos na gestão e tomada de decisão. O foco do estudo se deu sob um processo de desenvolvimento de cultivares de algodão, onde foi aplicada uma pesquisa exploratória e descritiva, com abordagem qualitativa e quantitativa de dados. Contatou-se que as lideranças estão conscientes da relevância dos indicadores e do impacto no gerenciamento dos negócios, apesar disso não tem implementado como rotina de gestão, sendo aplicado pontualmente em algumas frentes de trabalhos e projetos. Em geral, a pesquisa aponta boas práticas a serem incorporadas no gerenciamento que podem propiciar melhores decisões, compartilhamento de conhecimento, e consequentemente aumento dos ganhos para a empresa.


Palavras-chave


Processos. Indicadores. Gestão.

Texto completo:

PDF ♪ÁUDIO♪

Referências


ACEVEDO, Claudia R.; NOHARA, Jouliana J. Monografia no curso de administração: guia completo de conteúdo e forma: inclui normas atualizadas da ABNT, TCC, TGI, trabalhos de estágio, MBA, dissertações, teses. 3.ed. São Paulo: Atlas, 2007.

AGROCONSULT prevê safra de algodão de 1,55 mi de t em 2016/17. Estadão in Globo Rural on-line. 09 jun. 2017. Disponível em:

http://revistagloborural.globo.com/Estadao/noticia/2017/06/globo-rural-agroconsult-preve-safra-de-algodao-de-155-mi-de-t-em-201617.html. Acesso em: 17 jul. 2017.

CAMPOS, Vicente Falconi. Gerenciamento da rotina do trabalho do dia-a-dia. 8. ed. Nova Lima: INDG Tecnologia e Serviços Ltda, 2004.

CORREA, Henrique L.; CORREA, Carlos A. Administração de produção e de operações: manufatura e serviços. uma abordagem estratégica. 3. ed. - São Paulo: Atlas, 2012.

DAVIS, Mark M.; AQUILANO, Nicholas J.; CHASE, Richard B. Fundamentos da administração da produção. Tradução: Eduardo D’Agord Schaan... [et.al] 3.ed. - Porto Alegre: Bookman Editora, 2001.

FURLAN, José Davi et al. Guia para o gerenciamento de processos de negócio corpo comum de conhecimento abpmp bpm cbok v 3.0. 1.ed. - ABPMP Brasil: 2013.

INSTITUTO MATO-GROSSENSE DE ECONOMIA AGROPECUÁRIA - IMEA. 2ª Estimativa da Safra 2016/17: algodão. mar. 2016. Disponível em:

http://www.imea.com.br/upload/publicacoes/arquivos/13032017194631.pdf. Acesso em: 12 jun 2017.

LIMA, Manolita Correia. Monografia: a engenharia de produção acadêmica. 2.ed. rev. e atualizada - São Paulo: Saraiva, 2008.

MARANHÃO, Mauriti; MACIEIRA, Maria Elsa B. O processo nosso de cada dia: modelagem de processos de trabalho. 1.ed. - Rio de Janeiro: Qualitymark, 2004.

MULLER, Claudio José. Modelo de gestão integrando planejamento estratégico, sistemas de avaliação de desempenho e gerenciamento de processos (MEIO – Modelo de Estratégia, Indicadores e Operações). Tese (Doutorado em Engenharia). Universidade Federal do Rio Grande do Sul - Porto Alegre, 2003.

NUINTIN, Adriano A.; NAKAO, Sílvio H. A definição de indicadores do desempenho e da qualidade para o processo de produção: estudo de casos do processo de produção do café. Revista Contemporânea de Contabilidade. UFSC, Florianópolis, v.7, n°14, p. 51-74, jul./dez., 2010.

PORTER, Michel E. Vantagem competitiva: criando e sustentando um desempenho superior. Tradução: Elizabeth Maria de Pinho Braga. -- Rio de Janeiro: Elsevier, 1989 – 37ª reimpr.

SCHIMIDT, Paulo (org.). Controladoria agregando valor para a empresa. Porto Alegre: Bookman, 2002.

SLACK, Nigel et al. Administração da produção. 1. ed. – 15. reimpr. - São Paulo: Atlas, 2012.




DOI: https://doi.org/10.14488/1676-1901.v19i1.3195

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM


R. Eletr. de Eng. de Produção e Correlatas - ISSN 1676-1901 Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. © 2002 / Todos os direitos reservados Associação Brasileira de Engenharia de Produção (ABEPRO) Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).                           Contato: producaoonline@gmail.com