Gestão de processos no setor público: um estudo na Universidade Federal do Tocantins

Jordana Teixeira de Melo Dias, Helga Midori Iwamoto

Resumo


Embora haja poucos relatos na literatura, nos últimos anos o foco em melhorias de processos vem se popularizando no setor público, e isto inclui o ambiente de ensino superior. É possível que as universidades debatam, com base em princípios e conceitos de qualidade, sobre as perspectivas de aprimorar seus processos. Nesse sentido, o objetivo deste artigo é avaliar em que medida as iniciativas de gerenciamento de processos da Universidade Federal do Tocantins (UFT), por meio dos fundamentos do Business Process Management (BPM) precisam ser melhoradas a partir da análise de 2 (dois) critérios (Pessoas e Processos) do Instrumento de Autoavaliação da Gestão do Extinto GesPública na percepção de gestores. Na fase de coleta de dados foi aplicada uma entrevista semiestruturada. Para a apreciação das informações foi realizada análise de conteúdo com triangulação de dados a fim de compreender os significados das falas dos gestores. Os resultados mostram que estes na atual estrutura administrativa estão à procura de melhorias nos processos que competem à sua gestão. No entanto, será um grande desafio para os gestores da UFT fortalecer os pontos positivos, bem como ajustar as dificuldades, os pontos negativos, que podem impedir as etapas do BPM se realizarem com sucesso.


Palavras-chave


Processos. Gestão de Processos. Setor Público. GesPública. Universidade.

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DOI: https://doi.org/10.14488/1676-1901.v19i1.3189

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