IDENTIFICAÇÃO DE FATORES COMPETITIVOS NO DESENVOLVIMENTO DO PRODUTO ERVA-MATE
DOI:
https://doi.org/10.14488/1676-1901.v4i3.318Palavras-chave:
Erva-mate, projeto do produto, agronegócio.Resumo
Este trabalho teve como objetivo o estudo do produto erva-mate para chimarrão tendo como referência teórica o projeto de produto. Para tanto, esta pesquisa utilizou como instrumento de coleta de dados a matriz estrutural prospectiva. Assim, montou-se um sistema que continha quarenta variáveis e construiu-se uma matriz quadrática 40X40 que foi preenchida pelo pesquisador através de entrevistas. De posse das matrizes preenchidas criou-se uma matriz com a moda das respostas dos entrevistados, que passou por um processo (desenvolvido por um software de multiplicação matricial que estabilizou e hierarquizou as variáveis do sistema) destacando as mais motrizes (que mais influenciaram o sistema) e as mais dependentes (que mais foram influenciadas); ademais o programa plotou as variáveis num gráfico segmentado em cinco seções. Com base nessa classificação foram selecionadas as variáveis que estavam na seção I (mais motrizes) e seção III ( mais dependentes) do gráfico. De posse dessas variáveis elaborou-se as considerações finais. As variáveis estilo de vida, idade, Portarias 302, Portaria 303, Portaria 519 e Cultura foram as variáveis que mais influenciaram o sistema. Com relação as variáveis mais dependentes figuram as seguintes: embalagem, diferenciação, blend, sabor, que estão envolvidas com o composto de marketing. Assim, as variáveis estudadas podem ser estímulo para um estudo mais aprofundado, objetivando melhorar o desempenho do agronegócio da erva-mate, fornecendo subsídios para o desenvolvimento de estratégias que viabilizem o seu consumo.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2014 Revista Produção Online
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A Revista se reserva no direito de efetuar, no artigo publicado, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
A obra publicada é de inteira responsabilidade do(s) autor(es), cabendo à Revista Produção Online apenas a avaliação da obra, na qualidade de veículo de publicação científica. A Revista Produção Online não se responsabiliza por eventuais violações à Lei nº 9.610/1998, Lei de Direito Autoral.
A revista Produção Online permite que o autor detenha o copyright dos artigos aceitos para publicação, sem restrições.
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.