UMA APLICAÇÃO DO MÉTODO DOS CUSTOS DE VIAGEM PARA VALORAÇÃO DE UM PARQUE AMBIENTAL
DOI:
https://doi.org/10.14488/1676-1901.v4i3.312Palavras-chave:
Valoração ambiental, Método dos custos de viagem, Excedente do consumidor.Resumo
O presente trabalho teve como objetivo encontrar o valor de um ativo ambiental (parque natural), pela visão da sociedade, como uma terceira via de valoração deste ativo. Através da aplicação do método dos custos de viagem, se obtém o excedente do consumidor, como um processo de valoração ambiental. Este processo foi aplicado sobre um parque natural do município de Itajai, divisa com cidade de Brusque, Santa Catarina. Para tanto, desenvolveu-se uma pesquisa amostral de campo, sobre os gastos praticados pelas famílias usuárias a fim de se determinar os parâmetros da função de demanda correspondente, para então se estabelecer o excedente do consumidor como forma exploratória de valoração ambiental do referido ativo. Os resultados mostraram grande coerência, com outros estudos análogos praticados em países europeus.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista se reserva no direito de efetuar, no artigo publicado, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
A obra publicada é de inteira responsabilidade do(s) autor(es), cabendo à Revista Produção Online apenas a avaliação da obra, na qualidade de veículo de publicação científica. A Revista Produção Online não se responsabiliza por eventuais violações à Lei nº 9.610/1998, Lei de Direito Autoral.
A revista Produção Online permite que o autor detenha o copyright dos artigos aceitos para publicação, sem restrições.
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.