<b>Análise de relacionamentos, cooperação e desenvolvimento no cluster industrial de jóias e folheados de Limeira</b>
DOI:
https://doi.org/10.14488/1676-1901.v9i4.303Palavras-chave:
Cooperação, Estratégia, Cluster, Setor de Folheados, Integração.Resumo
O objetivo deste trabalho é analisar e propor alternativas para o problema da falta de integração e cooperação de empresas de um cluster industrial. Para isso são analisadas as relações entre fatores funcionais com os fatores do entorno do cluster. Esta pesquisa é exploratória, não é feita nenhuma inferência estatística, mas são estabelecidas relações entre fatores/variáveis internas às empresas, com os fatores/variáveis do cluster e do ambiente externo. O objeto de estudo é o cluster de folheados e bijuterias de Limeira. Verificou-se que integração e cooperação são essenciais para desenvolvimento de cluster, pois favorece maior aproveitamento dos recursos locais e reduz custos de transação, com influência do apoio dos governos, sindicatos, instituições de pesquisa e da liderança local. Resultados da pesquisa indicaram a necessidade de ações estratégicas por parte das empresas que aproveitem as oportunidades locais para promover a inovação dos processos de marketing, produtos e processos. Para isso é sugerido o desenvolvimento de um sistema de gestão integrado, coordenado por uma entidade representativa do cluster, que integre e promova a cooperação do sistema local de produção.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista se reserva no direito de efetuar, no artigo publicado, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
A obra publicada é de inteira responsabilidade do(s) autor(es), cabendo à Revista Produção Online apenas a avaliação da obra, na qualidade de veículo de publicação científica. A Revista Produção Online não se responsabiliza por eventuais violações à Lei nº 9.610/1998, Lei de Direito Autoral.
A revista Produção Online permite que o autor detenha o copyright dos artigos aceitos para publicação, sem restrições.
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.