Utilização de Jogos de Empresas Envolvendo Cadeia Logística - Um Enfoque Educacional

Rogerio Orlandeli, Antonio Novaes

Resumo


Este trabalho dispõe de uma análise do aproveitamento educacional na utilização de jogos de empresa, juntamente com a analise dos resultados de um jogo contendo o estudo de caso empresarial dinâmico, no qual o resultado é determinado por funções internas e interações externas entre empresas que competem em uma indústria hipotética, contendo um modelo econômico computacional próprio. O jogo analisado é um ambiente imaginário de negócios, em que os participantes podem praticar a arte e a ciência do planejamento e das decisões tomadas nos altos escalões de gerenciamento das empresas, envolvendo todo o processo logístico de produção. O mercado também é influenciado por variações econômicas e sazonais. O jogo se mostrou como uma ferramenta poderosa no processo de ensino, oferecendo estímulo emocional, fixando mais os conceitos e gerando conseqüências hipotéticas de decisões efetuadas, permitindo concluir-se que pode ser usado também com a finalidade de treinamento, seleção e pesquisa em empresas.

Palavras-chave


Jogos de Empresa, Cadeia Logística, Ensino.

Texto completo:

Artigo


DOI: https://doi.org/10.14488/1676-1901.v4i1.302

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM


R. Eletr. de Eng. de Produção e Correlatas - ISSN 1676-1901 Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. © 2002 / Todos os direitos reservados Associação Brasileira de Engenharia de Produção (ABEPRO) Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).                           Contato: producaoonline@gmail.com