INTEGRAÇÃO ENTRE ERP E PROGRAMAÇÃO MATEMÁTICA UM ESTUDO DE CASO NA INDÚSTRIA DE AUTOPEÇAS
DOI:
https://doi.org/10.14488/1676-1901.v4i1.301Palavras-chave:
ERP, seqüenciamento, Programação MatemáticaResumo
Este trabalho apresenta um estudo de caso para problemas de seqüenciamento de lotes numa indústria de autopeças. Nele é proposta a adição de um módulo de Capacitação a um software de ERP de forma que o Módulo de MRP deste passe a respeitar os limites de capacidade de recursos considerados críticos. Para isso, o problema de seqüenciamento de produção nos recursos críticos é modelado como problema de fluxos em redes com restrições adicionais. A grande vantagem do método está na "visão temporal" do sistema, que permite antecipações ou atrasos de lotes de fabricação - desde que exista capacidade disponível - sempre que houver sobrecarga. O método permite ainda a análise de diferentes objetivos. Ao final é apresentado um estudo de caso realizado com dados reais da empresa.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista se reserva no direito de efetuar, no artigo publicado, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
A obra publicada é de inteira responsabilidade do(s) autor(es), cabendo à Revista Produção Online apenas a avaliação da obra, na qualidade de veículo de publicação científica. A Revista Produção Online não se responsabiliza por eventuais violações à Lei nº 9.610/1998, Lei de Direito Autoral.
A revista Produção Online permite que o autor detenha o copyright dos artigos aceitos para publicação, sem restrições.
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.