Um panorama sobre os estudos relacionados ao conforto térmico em salas de aula
DOI:
https://doi.org/10.14488/1676-1901.v18i3.2989Palavras-chave:
Conforto térmico. Ensino. Sala de aula. Bibliometria.Resumo
Este trabalho objetiva analisar as características das publicações sobre conforto térmico em salas de aula nas bases de dados Scopus e Web of Science (WOS), identificando as principais fontes, os principais autores e algumas particularidades sobre a produção científica deste tema. O estudo compreende uma revisão bibliográfica que foi realizada a partir de uma pesquisa bibliométrica, na qual por meio de uma análise estatística foi possível mapear e gerar alguns indicadores para o tratamento da informação, constituindo assim, uma abordagem quantitativa e qualitativa. Na base Scopus, foram encontradas 231 publicações relacionadas e na WOS, 135 publicações. Os resultados comparativos mostraram que o número de trabalhos relacionados ao conforto térmico em salas de aula aumentou consideravelmente na última década. Verificou-se que a China é o país com o maior número de publicações. O Brasil surge na 12ª posição na base Scopus e na 10ª posição na base WOS. Também verificou-se a importância do periódico Building and Environment para o tema e que para as salas de aula e ambientes de estudo, há uma estreita relação entre os tópicos conforto térmico, ventilação e qualidade do ar interno, uma vez que estes podem interferir consideravelmente no rendimento e na saúde dos alunos.Downloads
Referências
AMECKE, H. et al. Buildings Energy Efficiency in China, Germany and the United States. Climate Policy Initiative, abr. 2013. 28p. (CPI Report).
ASHRAE. 2009. ASHRAE Handbook - Fundamentals. American national standards institute; American society of heating, refrigerating and air-conditioning engineers. Atlanta, Georgia. 2009.
ASHRAE STANDARD 55 - 2013. Thermal Environmental Conditions for Human
Occupancy. Atlanta, Georgia: American Society of Heating Refrigerating and Air-
Conditioning Engineers, 2013
BARBHUIYA, S.; BARBHUIYA, S. Thermal comfort and energy consumption in a UK educational building. Building and Environment, v.68, p. 1-11, 2013. https://doi.org/10.1016/j.buildenv.2013.06.002
BATIZ, E. C. et al. Avaliação do conforto térmico no aprendizado: estudo de caso sobre influência na atenção e memória. Produção, v. 19, n. 3, p. 477-488, 2009.
CHUEKE, G. V.; AMATUCCI, M. O que é bibliometria? Uma introdução ao fórum. Revista Eletrônica de Negócios Internacionais, v.10, p. 1-5, mai./ago. 2015.
CORGNATI, Stefano Paolo; FILIPPI, Marco; VIAZZO, Sara. Perception of the thermal environment in high school and university classrooms: subjective preferences and thermal comfort. Building and Environment, v.42, p.951-959, 2007. https://doi.org/10.1016/j.buildenv.2005.10.027
COUTINHO FILHO, E. F. et al. Avaliação do conforto térmico ambiental em uma escola municipal de João Pessoa. In: ECONTRO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA. DESAFIOS DA INDISSOCIABILIDADE ENTRE ENSINO E EXTENSÃO, 9. 2007, João Pessoa: Editora Universitária/UFPB, 2007. Disponível em: <http://www.prac.ufpb.br/anais/IXEnex/extensao/documentos/anais/5.MEIOAMBIENTE/5CTDEPPEX01.pdf>. Acesso em: 07 jan. 2016.
FROTA, A. B.; SCHIFFER, S. R. Manual do conforto térmico. 7ª Edição - São Paulo: Studio Nobel, 2003.
GUEDES, V.; BORSCHIVER, S. Bibliometria: uma ferramenta estatística para a gestão da informação e do conhecimento, em sistemas de informação, de comunicação e de avaliação científica e tecnológica. In: CINFORM - ENCONTRO NACIONAL DE CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 6., 2005, Salvador. Anais... Salvador: ICI/UFBA, 2005.
HAVERINEN-SHAUGHNESSY, U.; SHAUGHNESSY, R. J. Effects of classroom ventilation rate and temperature on students’ test scores. Plos One, v.10 (8), p. 1-14, ago. 2015.
HIRSCH, J. E. An index to quantify an individual’s scientific research output. Proceedings of the National Academy of Sciences of the United States of America, v. 102, n. 46, p. 16569-16572, 2005. https://doi.org/10.1073/pnas.0507655102
International Organization for Standardization (ISO). ISO 7730:2005 - Ergonomics of the thermal environment - Analytical determination and interpretation of thermal comfort using calculation of the PMV and PPD indices and local thermal comfort criteria; 2005.
JURADO, S. R.; BANKOFF, A. D. P.; SANCHEZ, A. Indoor air quality in brazilian universities. International Journal Environmental Research and Public Health, v. 11, p.7081-7093, 2014. https://doi.org/10.3390/ijerph110707081
KHEDARI, J.; BOONSRI, B.; HIRUNLABH, J. Ventilation impact of a solar chimney on indoor temperature fluctuation and air change in a school building. Energy and Buildings, v.32, p.89-93, 2000. https://doi.org/10.1016/S0378-7788(99)00042-0
KHEDARI, J. et al. Thailand ventilation comfort chart. Energy and Buildings, v.32, p.245-249, 2000. https://doi.org/10.1016/S0378-7788(00)00050-5
KRUGÜER, E. L.; ZANNIN, P. H. T. Acoustic, thermal and luminous comfort in classrooms. Building and Environment, v.39, p. 1055-1063, 2004.
LAMBERTS, R.; DUTRA, L.; PEREIRA, F. O. R. Eficiência energética na arquitetura. 3. ed. Rio de Janeiro: Eletrobrás/Procel, 2014. Disponível em: <http://www.labeee.ufsc.br/sites/default/files/apostilas/eficiencia_energetica_na_arquitetura.pdf>. Acesso em: 12 jan. 2016
LIN, T.; MATZARAKIS, A.; HWANG, R. Shading effect on long-term outdoor thermal comfort. Building and Environment, v.45, p. 213-221, 2010. https://doi.org/10.1016/j.buildenv.2009.06.002
MUMOVIC, D. et al. Winter indoor air quality, thermal comfort and acoustic performance of newly built secondary schools in England. Building and Environment, v.44, p. 1466-1477, 2008. https://doi.org/10.1016/j.buildenv.2008.06.014
NICO, M. A.; LIUZZI, S.; STEFANIZZI, P. Evaluation of thermal comfort in university classrooms through objective approach and subjective preference analysis. Applied Ergonomics, v.48, p.111-120, 2015. https://doi.org/10.1016/j.apergo.2014.11.013
PASA, C. C. M. U. et al. Avaliação da eficiência energética em edificações e sua relação com os materiais construtivos empregados. Revista Produção Online, v.12, n. 1, p.229-247, 2012. https://doi.org/10.14488/1676-1901.v12i1.873
SARBU, I.; PACURAR, C. Experimental and numerical research to assess indoor environment quality and schoolwork performance in university classrooms. Building and Environment, v.93, p. 141-154, 2015. https://doi.org/10.1016/j.buildenv.2015.06.022
WONG, N. H.; KHOO, S. S. Thermal comfort in classrooms in the tropics. Energy and Buildings, v.35, p.337-351, 2003.
https://doi.org/10.1016/S0378-7788(02)00109-3
YATIM, S. R. M. et al. Thermal comfort in air-conditioned learning environment. In: INTERNATIONAL SYMPOSIUM & EXHIBITION IN SUSTAINABLE ENERGY & ENVIRONMENT, 3., 2011, Melaka. Estados Unidos: IEEE, 2011. Disponível em: <http://ieeexplore.ieee.org/xpl/login.jsp?tp=&arnumber=5977088&url=http%3A%2F%2Fieeexplore.ieee.org%2Fiel5%2F5955057%2F5977077%2F05977088.pdf%3Farnumber%3D5977088>. Acesso em: 06 jan. 2016
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista se reserva no direito de efetuar, no artigo publicado, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
A obra publicada é de inteira responsabilidade do(s) autor(es), cabendo à Revista Produção Online apenas a avaliação da obra, na qualidade de veículo de publicação científica. A Revista Produção Online não se responsabiliza por eventuais violações à Lei nº 9.610/1998, Lei de Direito Autoral.
A revista Produção Online permite que o autor detenha o copyright dos artigos aceitos para publicação, sem restrições.
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.