Um panorama sobre os estudos relacionados ao conforto térmico em salas de aula

Autores

  • Nilmar Luís Arenhardt Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS
  • Paulo Roberto Wander Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS

DOI:

https://doi.org/10.14488/1676-1901.v18i3.2989

Palavras-chave:

Conforto térmico. Ensino. Sala de aula. Bibliometria.

Resumo

Este trabalho objetiva analisar as características das publicações sobre conforto térmico em salas de aula nas bases de dados Scopus e Web of Science (WOS), identificando as principais fontes, os principais autores e algumas particularidades sobre a produção científica deste tema. O estudo compreende uma revisão bibliográfica que foi realizada a partir de uma pesquisa bibliométrica, na qual por meio de uma análise estatística foi possível mapear e gerar alguns indicadores para o tratamento da informação, constituindo assim, uma abordagem quantitativa e qualitativa. Na base Scopus, foram encontradas 231 publicações relacionadas e na WOS, 135 publicações. Os resultados comparativos mostraram que o número de trabalhos relacionados ao conforto térmico em salas de aula aumentou consideravelmente na última década. Verificou-se que a China é o país com o maior número de publicações. O Brasil surge na 12ª posição na base Scopus e na 10ª posição na base WOS. Também verificou-se a importância do periódico Building and Environment para o tema e que para as salas de aula e ambientes de estudo, há uma estreita relação entre os tópicos conforto térmico, ventilação e qualidade do ar interno, uma vez que estes podem interferir consideravelmente no rendimento e na saúde dos alunos.

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Biografia do Autor

Paulo Roberto Wander, Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS

Unidade Acadêmica de Pós-Graduação e Pesquisa

Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica

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Publicado

15-09-2018

Como Citar

Arenhardt, N. L., & Wander, P. R. (2018). Um panorama sobre os estudos relacionados ao conforto térmico em salas de aula. Revista Produção Online, 18(3), 901–919. https://doi.org/10.14488/1676-1901.v18i3.2989

Edição

Seção

Artigos