Empresas do setor de linha branca e suas estratégias competitivas e de produção

Autores

  • Naiara Faiad Sebba Calife
  • Edemilson Nogueira UFSCAr
  • Alceu Gomes Alves Filho UFSCAr

DOI:

https://doi.org/10.14488/1676-1901.v10i2.293

Palavras-chave:

Estratégia de produção, Estratégia competitiva, Prioridades competitivas, Setor de Linha Branca.

Resumo

A crescente pressão por competitividade e o desenvolvimento de sistemas de produção flexíveis, valorizaram o papel estratégico da produção para atingir os objetivos globais das empresas. As decisões sobre a produção devem estar integradas com as decisões estratégicas da organização, e as funções organizacionais de apoio à produção deixam de ser executadas individualmente, e também assumem papel estratégico nas corporações. Este trabalho buscou identificar e analisar as Estratégias Competitivas e de Produção adotadas em duas importantes empresas do setor de linha branca. O setor de linha branca vem enfrentando nas últimas décadas intensos processos de internacionalização produtiva e concentração de capital. Tais processos aceleraram o ritmo da difusão de inovações nesse setor, ocasionando mudanças na gestão e organização da produção. Optou-se por uma abordagem de caráter exploratório e qualitativo e a estratégia de pesquisa utilizada foi o estudo de caso. Foram feitas entrevistas semi-estruturadas com pelo menos dois dos principais responsáveis – gerentes – pelas plantas estudadas. Pode-se verificar a relevância desses temas para as empresas estudadas para que possam alcançar uma posição competitiva favorável, e observou-se que as Estratégias adotadas pelas empresas são marcadas por semelhanças e diferenças no posicionamento e nas áreas de decisão estruturais e infra-estruturais.

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Publicado

04-06-2010

Como Citar

Calife, N. F. S., Nogueira, E., & Alves Filho, A. G. (2010). Empresas do setor de linha branca e suas estratégias competitivas e de produção. Revista Produção Online, 10(2). https://doi.org/10.14488/1676-1901.v10i2.293

Edição

Seção

Artigos