Empresas do setor de linha branca e suas estratégias competitivas e de produção
DOI:
https://doi.org/10.14488/1676-1901.v10i2.293Palavras-chave:
Estratégia de produção, Estratégia competitiva, Prioridades competitivas, Setor de Linha Branca.Resumo
A crescente pressão por competitividade e o desenvolvimento de sistemas de produção flexíveis, valorizaram o papel estratégico da produção para atingir os objetivos globais das empresas. As decisões sobre a produção devem estar integradas com as decisões estratégicas da organização, e as funções organizacionais de apoio à produção deixam de ser executadas individualmente, e também assumem papel estratégico nas corporações. Este trabalho buscou identificar e analisar as Estratégias Competitivas e de Produção adotadas em duas importantes empresas do setor de linha branca. O setor de linha branca vem enfrentando nas últimas décadas intensos processos de internacionalização produtiva e concentração de capital. Tais processos aceleraram o ritmo da difusão de inovações nesse setor, ocasionando mudanças na gestão e organização da produção. Optou-se por uma abordagem de caráter exploratório e qualitativo e a estratégia de pesquisa utilizada foi o estudo de caso. Foram feitas entrevistas semi-estruturadas com pelo menos dois dos principais responsáveis – gerentes – pelas plantas estudadas. Pode-se verificar a relevância desses temas para as empresas estudadas para que possam alcançar uma posição competitiva favorável, e observou-se que as Estratégias adotadas pelas empresas são marcadas por semelhanças e diferenças no posicionamento e nas áreas de decisão estruturais e infra-estruturais.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista se reserva no direito de efetuar, no artigo publicado, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
A obra publicada é de inteira responsabilidade do(s) autor(es), cabendo à Revista Produção Online apenas a avaliação da obra, na qualidade de veículo de publicação científica. A Revista Produção Online não se responsabiliza por eventuais violações à Lei nº 9.610/1998, Lei de Direito Autoral.
A revista Produção Online permite que o autor detenha o copyright dos artigos aceitos para publicação, sem restrições.
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.