REAVALIAÇÃO E MELHORIA DOS PROCESSOS DE BENEFICIAMENTO DE NÃO TECIDOS COM BASE EM RECLAMAÇÕES DE CLIENTES
DOI:
https://doi.org/10.14488/1676-1901.v6i2.290Resumo
Este estudo busca compreender os processos envolvidos na elaboração do produto e realizar melhorias de modo a satisfazer os clientes. A partir da análise de indicadores do sistema de gestão da qualidade, identificou-se os principais problemas que necessitam de ações corretivas/preventivas, entre esses, o número elevado de reclamações de clientes que adquirem produtos beneficiados. Neste trabalho, foi realizada a estratificação dessas reclamações por causas primárias e posteriormente identificadas as que necessitavam ser atacadas com prioridade. Foram aplicadas ferramentas gerenciais da qualidade para a melhoria do processo de beneficiamento de nãotecidos. Durante o desenvolvimento das ações, foi utilizado o ciclo de PDCA e realizado a execução de ações que visaram atender alguns itens da norma ISO 9001:2000. Com base em indicadores como o número de reclamações de clientes, o número de não-conformidades e auditorias da qualidade nos fornecedores de serviço, verificou-se uma melhoria significativa nos processos de beneficiamento de nãotecidos.] Palavras Chaves: reclamações de clientes, PDCA, ferramentas da qualidade, não-conformidades, melhoria.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista se reserva no direito de efetuar, no artigo publicado, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
A obra publicada é de inteira responsabilidade do(s) autor(es), cabendo à Revista Produção Online apenas a avaliação da obra, na qualidade de veículo de publicação científica. A Revista Produção Online não se responsabiliza por eventuais violações à Lei nº 9.610/1998, Lei de Direito Autoral.
A revista Produção Online permite que o autor detenha o copyright dos artigos aceitos para publicação, sem restrições.
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.