COMO MEDIR A COMPETITIVIDADE DAS ORGANIZAÇÕES

Autores

  • José Ivan Alvares Xavier Ferreira

DOI:

https://doi.org/10.14488/1676-1901.v6i2.289

Resumo

Este trabalho trata do desenvolvimento de um modelo para aferir a competitividade das organizações focalizando os aspectos relacionados com: parâmetros organizacionais, sistemas de informação, medidas de desempenho e padrões de competitividade. Estabelecem-se relações de causa e efeito ponderadas entre os elementos destes componentes, através do uso de matrizes de correlação e obtém-se o modelo de referência. Discute-se a aplicação do modelo em empresas através do uso de um questionário e como a partir das respostas ao questionário aplicam-se os dados nas matrizes de correlação buscando a relação entre os diversos componentes do modelo. Aplica-se o modelo em quatro empresas, determinando-se o grau (estado) de competitividade delas tendo como base de comparação o modelo de referência. Desta forma, torna-se possível determinar como cada empresa localiza-se, com relação ao seu grau de competitividade, e onde ela poderia estar se utilizasse meios adequados. Palavras-chave: competitividade, organização de aprendizagem, sistemas de informação, medidas de desempenho

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Publicado

01-06-2006

Como Citar

Ferreira, J. I. A. X. (2006). COMO MEDIR A COMPETITIVIDADE DAS ORGANIZAÇÕES. Revista Produção Online, 6(2). https://doi.org/10.14488/1676-1901.v6i2.289

Edição

Seção

Artigos