Avaliação de desempenho de sistemas produto-serviço: revisão de literatura e agenda de pesquisa
DOI:
https://doi.org/10.14488/1676-1901.v18i2.2864Palavras-chave:
Sistema Produto-Serviço. Servitização. Avaliação de Desempenho. Revisão de Literatura. ProKnow-C.Resumo
Com a necessidade de as organizações oferecerem novas soluções para seus clientes, baseadas na mudança de foco no produto para a oferta integrada de soluções que gerem valor, os Sistemas Produto-Serviço representam uma tendência emergente promissora para essas organizações. Contudo, a transição para modelos de servitização necessita que as organizações também mudem a gestão de seus processos e, por consequência, a forma de avaliar seu desempenho. Nesse contexto, esta pesquisa tem por objetivo identificar os trabalhos da área de Sistemas Produto-Serviço que propõem Avaliações de Desempenho e analisá-los sob a perspectiva da literatura conceitual de Avaliação de Desempenho (AD), sugerindo oportunidades de pesquisa futura integrando as duas áreas. Para tal, utilizou-se o instrumento Knowledge Development Process-Constructivist (ProKnow-C) para selecionar a literatura pertinente, além de identificar, analisar e refletir sobre as características das publicações com enfoque na Avaliação de Desempenho. Com base no Portfólio Bibliográfico composto por 30 artigos, foi verificado que a Avaliação de Desempenho de Sistemas Produto-Serviço ainda está em desenvolvimento, e que 50% dos trabalhos utilizam ferramentas de AD para avaliar as soluções Sistemas Produto-Serviço, a maioria de forma qualitativa. É apresentada uma agenda de pesquisa com base nos artigos selecionados, destacando-se que é necessário o desenvolvimento e aprimoramento dos indicadores de desempenho para avaliar as soluções em diversos aspectos, tais como sustentabilidade, desenvolvimento de soluções e processos operacionais e de gestão. Além disso, promover uma mensuração integrada dos aspectos relacionados aos Sistemas Produto-Serviço e seus efeitos, em todas as fases do ciclo de vida do Sistema de Avaliação de Desempenho, mostra-se como lacuna ainda não explorada.Downloads
Referências
ANNARELLI, A.; BATTISTELLA, C.; NONINO, F. Product service system: A conceptual framework from a systematic review. Journal of Cleaner Production, v. 139, p. 1011-1032, 15 dez. 2016. DOI:https://doi.org/10.1016/j.jclepro.2016.08.061
(*) ALLAIS, R.; GOBERT, J. A multidisciplinary method for sustainability assessment of PSS: Challenges and developments. CIRP Journal of Manufacturing Science and Technology, nov. 2016. DOI:https://doi.org/10.1016/j.cirpj.2016.04.007
AURICH, J. C.; MANNWEILER, C.; SCHWEITZER, E. How to design and offer services successfully. CIRP Journal of Manufacturing Science and Technology, v. 2, n. 3, p. 136-143, 2010. DOI:https://doi.org/10.1016/j.cirpj.2010.03.002
BAINES, T. S.; LIGHTFOOT, H.; EVANS, S.; NEELY, A.; GREENOUGH, R.; PEPPARD, J.; ROY, R.; SHEHAB, E.; BRAGANZA, A.; TIWARI, A.; ALCOCK, J. R.; ANGUS, J. P.; BASTL, M.; COUSENS, A.; IRVING, P.; JOHNSON, M.; KINGSTON, J.; LOCKETT, H.; MARTINEZ, V.; MICHELE, P.; TRANFIELD, D.; WALTON, I. M.; WILSON, H. State-of-the-art in product-service systems. Proceedings of the Institution of Mechanical Engineers, Part B: Journal of Engineering Manufacture, v. 221, n. 10, p. 1543-1552, 2007.
DOI:http://dx.doi.org/10.1243/09544054JEM858
(*) BAINES, T.; LIGHTFOOT, H. SMART, P.; FLETCHER, S. Servitization of manufacture: Exploring the deployment and skills of people critical to the delivery of advanced services. Journal of Manufacturing Technology Management, v. 24, n. 4, p. 637-646, 2013. DOI:http://dx.doi.org/10.1108/17410381311327431
(*) BAINES, T.; W. LIGHTFOOT, H. Servitization of the manufacturing firm: Exploring the operations practices and technologies that deliver advanced services. International Journal of Operations & Production Management, v. 34, n. 1, p. 2-35, 2014. DOI:http://dx.doi.org/10.1108/IJOPM-02-2012-0086
(*) BENEDETTINI, O.; NEELY, A.; SWINK, M. Why do servitized firms fail? A risk-based explanation. International Journal of Operations & Production Management, v. 35, n. 6, p. 946-979, 2015. DOI:http://dx.doi.org/10.1108/IJOPM-02-2014-0052
BEUREN, F. H.; FERREIRA, M. G. G.; CAUCHICK MIGUEL, P. A. Product-service systems: a literature review on integrated products and services. Journal of Cleaner Production, v. 47, p. 222-231, mai. 2013. DOI:https://doi.org/10.1016/j.jclepro.2012.12.028
BEUREN, F. H.; FERREIRA, M. G. G.; ZANCUL, E. S.; CAUCHICK MIGUEL, P. A. Análise de conteúdo de publicações em sistemas produto-serviço. Revista Produção Online, v. 14, n. 1, p. 35-57, 2014. DOI:http://dx.doi.org/10.14488/1676-1901.v14.i1.1405
(#) BITITCI, U.; GARENGO, P.; DÖRFLER, V.; NUDURUPATI, S. Performance measurement: challenges for tomorrow. International Journal of Management Reviews, v. 14, n. 3, p. 305-327, 2012. DOI:http://dx.doi.org/ 10.1111/j.1468-2370.2011.00318.x
BOEHM, M.; THOMAS, O. Looking beyond the rim of one's teacup: a multidisciplinary literature review of Product-Service Systems in Information Systems, Business Management, and Engineering & Design. Journal of Cleaner Production, v. 51, p. 245-260, 15 jul. 2013. DOI:https://doi.org/10.1016/j.jclepro.2013.01.019
(*) BOONS, F.; MONTALVO, C.; QUIST, J.; WAGNER, M. Sustainable innovation, business models and economic performance: an overview. Journal of Cleaner Production, v. 45, p. 1-8, abr. 2013. DOI:https://doi.org/10.1016/j.jclepro.2012.08.013
BOOTH, A.; SUTTON, A.; PAPAIOANNOU, D. Systematic approaches to a successful literature review. Sage, 2012.
(#) BOURNE, M.; MILLS, J.; WILCOX, M.; NEELY, A.; PLATTS, K. Designing, implementing and updating performance measurement systems. International Journal of Operations & Production Management, v. 20, n. 7, p. 754-771, 2000. DOI:http://dx.doi.org/10.1108/01443570010330739
CARDOSO, T. L.; ENSSLIN, S. R.; ENSSLIN, L.; FELIU, V. M. R.; DUTRA, A. Reflexões para avanço na área de avaliação e gestão do desempenho das universidades: uma análise da literatura científica. In: Anais do Seminários em Administração (XVIII SEMEAD 2015) São Paulo-SP, 2015.
CASTRO, C. de M. A prática da pesquisa. McGraw-Hill, 1977.
(*) CESCHIN, F. Critical factors for implementing and diffusing sustainable product-service systems: insights from innovation studies and companies' experiences. Journal of Cleaner Production, v. 45, p. 74-88, abr. 2013. DOI:https://doi.org/10.1016/j.jclepro.2012.05.034
(*) CHEN, K. H.; WANG, C. H.; HUANG, S. Z.; SHEN, G. C. Service innovation and new product performance: The influence of market-linking capabilities and market turbulence. International Journal of Production Economics, v. 172, p. 54-64, fev. 2016. DOI:https://doi.org/10.1016/j.ijpe.2015.11.004
(*) CHIRUMALLA, K; BERTONI, A.; PARIDA, A.; JOHANSSON, C.; BERTONI, M. Performance measurement framework for product–service systems development: a balanced scorecard approach. International Journal of Technology Intelligence and Planning, v. 9, n. 2, p. 146-164, 2013. DOI:http://dx.doi.org/10.1504/IJTIP.2013.058135
(*) CHOU, C; CHEN, C.W.; CONLEY, C. An approach to assessing sustainable product-service systems. Journal of Cleaner Production, v. 86, p. 277-284, jan. 2015. https://doi.org/10.1016/j.jclepro.2014.08.059
CLAYTON, R. J.; BACKHOUSE, C. J.; DANI, S. Evaluating existing approaches to product-service system design: A comparison with industrial practice. Journal of Manufacturing Technology Management, v. 23, n. 3, p. 272-298, 2012. DOI:http://dx.doi.org/10.1108/17410381211217371
COLICCHIA, C.; STROZZI, F. Supply chain risk management: a new methodology for a systematic literature review, Supply Chain Management: an International Journal, v. 17, n. 4, p. 403-418, 2012. DOI: http://dx.doi.org/10.1108/13598541211246558
(*) COOPER, R. G. Perspective: the innovation dilemma: how to innovate when the market is mature. Journal of Product Innovation Management, v. 28, n. s1, p. 2-27, 2011. DOI:http://dx.doi.org/10.1111/j.1540-5885.2011.00858.x
CRESWELL, J. W. Research Design: Qualitative, Quantitative, and Mixed Methods Approaches. 4 th ed. SAGE Publications, Inc, 2014.
(*) DAHMANI, S; BOUCHER, X., PEILLON, S.; BESOMBES, B. A reliability diagnosis to support servitization decision-making process. Journal of Manufacturing Technology Management, v. 27, n. 4, p. 502-534, 2016. DOI:http://dx.doi.org/10.1108/JMTM-06-2015-0044
DUTRA, A.; RIPOLL-FELIU, V. M.; FILLOL, A. G.; ENSSLIN, S. R.; ENSSLIN, L. The construction of knowledge from the scientific literature about the theme seaport performance evaluation. International Journal of Productivity and Performance Management, v. 64, n. 2, p. 243-269, 2015. DOI:http://dx.doi.org/10.1108/IJPPM-01-2014-0015
(*) ELNADI, M.; SHEHAB, E. Main enablers and factors for successful implementation of lean in product-service systems. International Journal of Agile Systems and Management, v. 8, n. 3-4, p. 332-354, 2015. DOI:http://dx.doi.org/10.1504/IJASM.2015.073542
ENSSLIN, S. R.; ENSSLIN, L., BACK, F.; LACERDA, R. T. de O. Improved decision aiding in human resource management: a case using constructivist multi-criteria decision aiding. International Journal of Productivity and Performance Management, v. 62, n. 7, p. 735-757, 2013. DOI: http://dx.doi.org/10.1108/IJPPM-04-2012-0039
ENSSLIN, S. R.; ENSSLIN, L.; MATOS, L. S.; DUTRA, A.; RIPOLL-FELIU, V.M. Research opportunities in performance measurement in public utilities regulation. International Journal of Productivity and Performance Management, v. 64, n. 7, p. 994-1017, 2015. DOI:http://dx.doi.org/10.18568/1980-4865.10371-85
ENSSLIN, L.; ENSSLIN, S. R.; DUTRA, A.; REIS, N. A. N. C. BPM governance: a literature analysis of performance evaluation. Business Process Management Journal, v. 23, n. 1, p. 71-86, 2017. DOI:http://dx.doi.org/10.1108/BPMJ-11-2015-0159
(#) FRANCO-SANTOS, M.; KENNERLEY, M.; MICHELI, P.; MARTINEZ, V.; MASON, S.; MARR, B., GRAY, D.; NEELY, A. Towards a definition of a business performance measurement system. International Journal of Operations & Production Management, v. 27, n. 8, p.784-801, 2007. DOI:https://doi.org/10.1108/01443570710763778
(#) GHALAYINI, A. M.; NOBLE, J. S. The changing basis of performance measurement. International Journal of Operations & Production Management, v. 16, n. 8, p. 63-80, 1996. DOI:http://dx.doi.org/10.1108/01443579610125787
(*) GENG, X; CHU, X. A new importance–performance analysis approach for customer satisfaction evaluation supporting PSS design. Expert Systems with Applications, v. 39, n. 1, p. 1492-1502, 2012. DOI:https://doi.org/10.1016/j.eswa.2011.08.038
(*) HA, S. Y.; LEE, G. H.; KIM, B. S. Strategies for Manufacturing Servitization of Korean SMEs: By Using Data Envelopment Analysis. Journal of Applied Business Research, v. 32, n. 2, p. 635, 2016. DOI:http://dx.doi.org/10.19030/jabr.v32i2.9600
HALME, M.; JASCH, C.; SCHARP, M. Sustainable homeservices? Toward household services that enhance ecological, social and economic sustainability. Ecological Economics, v. 51, n. 1, p. 125-138, 2004. DOI:https://doi.org/10.1016/j.ecolecon.2004.04.007
(*) HALME, M.; ANTTONEN, M.; HRAUDA, G.; KORTMAN, J. Sustainability evaluation of European household services. Journal of Cleaner Production, v. 14, n. 17, p. 1529-1540, 2006. DOI:https://doi.org/10.1016/j.jclepro.2006.01.021
HERVANI, A. A.; HELMS, M. M.; SARKIS, J. Performance measurement for green supply chain management. Benchmarking: An International Journal, v. 12, n. 4, p. 330-353, 2005. DOI:http://dx.doi.org/10.1108/14635770510609015
(*) HU, H. A.; CHEN, S. H.; HSU, C. W.; WANG, C.; WU, C. L. Development of sustainability evaluation model for implementing product service systems. International Journal of Environmental Science and Technology, v. 9, n. 2, p. 343-354, 2012. DOI: http://dx.doi.org/10.1007/s13762-012-0037-7
(*) KASTALLI, I. V.; VAN LOOY, B.; NEELY, A. Steering manufacturing firms towards service business model innovation. California Management Review, v. 56, n. 1, p. 100-123, 2013. DOI:http://dx.doi.org/10.1525/cmr.2013.56.1.100
KIMITA, K.; SHIMOMURA, Y.; ARAI, T. Evaluation of customer satisfaction for PSS design. Journal of Manufacturing Technology Management, v. 20, n. 5, p. 654-673, 2009. DOI:http://dx.doi.org/10.1108/17410380910961046
KITCHENHAM, B. Procedures for Performing Systematic Reviews. Technical Report TR/SE-0401. Keele University, 2004.
(*) KOHTAMAKI, M.; HAKALA, H.; PARTANEN, J.; PARIDA, V.; WINCENT, J. The performance impact of industrial services and service orientation on manufacturing companies. Journal of Service Theory and Practice, v. 25, n. 4, p. 463-485, 2015. DOI:http://dx.doi.org/10.1108/JSTP-12-2013-0288
(*) KUO, T. C.; Ma, H. Y.; Huang, S. H.; Hu, A. H.; Huang, C. S. Barrier analysis for product service system using interpretive structural model. The International Journal of Advanced Manufacturing Technology, v. 49, n. 1-4, p. 407-417, 2010. DOI:http://dx.doi.org/10.1007/s00170-009-2399-7
(*) LEE, S.; LEE, S., GEUM, Y., LEE, H., PARK, Y. Dynamic and multidimensional measurement of product-service system (PSS) sustainability: a triple bottom line (TBL) -based system dynamics approach. Journal of Cleaner Production, v. 32, p. 173-182, 2012. DOI:https://doi.org/10.1016/j.jclepro.2012.03.032
LOVELOCK, C.; GUMMESSON, E. Wither service marketing? In search of new paradigm and fresh perspectives. Journal of Service Research, v. 47, p. 9–20, ago. 2004. DOI:https://doi.org/10.1177/1094670504266131
MANZINI, E.; VEZZOLI, C.; CLARK, G. Product service systems: using an existing concept as a new approach to sustainability. Journal of Design Research, v. 1, n. 2, p. 12-18, 2001.
(*) MARTINEZ, V.; BASTL, M.; KINGSTON, J.; EVANS, S. Challenges in transforming manufacturing organizations into product-service providers. Journal of Manufacturing Technology Management, v. 21, n. 4, p. 449-469, 2010. DOI:http://dx.doi.org/10.1108/17410381011046571
(*) MAXWELL, D.; SHEATE, W.; VAN DER VORST, R. Functional and systems aspects of the sustainable product and service development approach for industry. Journal of Cleaner Production, V. 14, N. 17, P. 1466-1479, 2006. DOI:https://doi.org/10.1016/j.jclepro.2006.01.028
MONT, O. K. Clarifying the concept of product–service system. Journal of Cleaner Production, v. 10, n. 3, p. 237-245, 2002.
DOI:https://doi.org/10.1016/S0959-6526(01)00039-7
(#) NEELY, A., GREGORY, M., PLATTS, K. Performance measurement system design: a literature review and research agenda. International Journal of Operations & Production Management, v. 15, n. 4, p. 80-116, 1995. DOI:http://dx.doi.org/10.1108/01443579510083622
(#) NEELY, A. The performance measurement revolution: why now and what next? International Journal of Operations & Production Management, v. 19, n. 2, p. 205-228, 1999. DOI:http://dx.doi.org/10.1108/01443579910247437
NEELY, A. The servitization of manufacturing: An analysis of global trends. In Proceeding of the 14th European Operations Management Association Conference. Ankara, Turkey, 17–20 June, 2007.
(*) NEELY, A. Exploring the financial consequences of the servitization of manufacturing. Operations Management Research, v. 1, n. 2, p. 103-118, 2008. DOI:https://doi.org/10.1007/s12063-009-0015-5
NETO, R A.; SILVA, S. L.; FORCELLINI, F.; FERREIRA, M. G. G.; CAUCHICK MIGUEL, P. A. Elementos integrantes de um sistema produto-serviço como potencial para alcançar um desenvolvimento sustentável: bibliometria e análise de conteúdo. Revista Produção Online, v. 14, n. 3, p. 914-938, 2014. DOI:http://dx.doi.org/10.14488/1676-1901.v14i3.1566
NG, I. C. L.; NUDURUPATI, S. S. Outcome-based service contracts in the defence industry – Mitigating the challenges. Journal of Service Management, v. 21, n. 5, p. 656–674, 2010. DOI:https://doi.org/10.1016/j.cie.2010.11.010
NIDUMOLU, R.; PRAHALAD, C. K.; RANGASWAMI, M. R. Why sustainability is now the key driver of innovation. Harvard Business Review, v. 87, n. 9, p. 56-64, 2009.
(#) NUDURUPATI, S. S.; BITITCI, U. S.; KUMAR, V.; CHAN, F. T. State of the art literature review on performance measurement. Computers & Industrial Engineering, v.60, n. 2, p. 279-290, 2011. DOI:https://doi.org/10.1016/j.cie.2010.11.010
(#) NUDURUPATI, S. S.; TEBBOUNE, S.; HARDMAN, J. Contemporary performance measurement and management (PMM) in digital economies. Production Planning & Control, v. 27, n. 3, p. 226-235, 2016. DOI:http://dx.doi.org/10.1080/09537287.2015.1092611
OSTROM, A. L. et al. Moving forward and making a difference: Research priorities for the science of service. Journal of Service Research, v. 13, p. 4–36, 2010. DOI:https://doi.org/10.1177/1094670509357611
(*) QU, M.; YU, S.; CHENA, D.; CHUA, J.; TIAN, B. State-of-the-art of design, evaluation, and operation methodologies in product service systems. Computers in Industry, v. 77, p. 1-14, 2016. DOI:https://doi.org/10.1016/j.compind.2015.12.004
(*) RAPACCINI, M.; SACCANI, N.; PEZZOTTA, G.; BURGER, T.; GANZ, W. Service development in product-service systems: a maturity model. The Service Industries Journal, v. 33, n. 3-4, p. 300-319, 2013. DOI:http://dx.doi.org/10.1080/02642069.2013.747513
(*) REIM, W.; PARIDA, V.; ÖRTQVIST, D. Product–Service Systems (PSS) business models and tactics–a systematic literature review. Journal of Cleaner Production, v. 97, p. 61-75, 2015. DOI:https://doi.org/10.1016/j.jclepro.2014.07.003
RICHARDSON, R. J. Pesquisa social: métodos e técnicas. São Paulo: 3. ed. Atlas, 1999.
(*) SCHWEITZER, E.; AURICH, J. C. Continuous improvement of industrial product-service systems. CIRP Journal of Manufacturing Science and Technology, v. 3, n. 2, p. 158-164, 2010. DOI: https://doi.org/10.1016/j.cirpj.2010.04.002
THIEL, G. G.; ENSSLIN, S. R.; ENSSLIN, L. Street Lighting Management and Performance Evaluation: Opportunities and Challenges. Lex Localis - Journal of Local Self-Government, v. 15, n. 2, p. 303-328, 2017.
TRANFIELD, D.; DENYER, D.; SMART, P. Towards a methodology for developing evidence informed management knowledge by means of systematic review, British Journal of Management, v. 14 n. 3, p. 207-222, 2003. DOI: https://doi.org/10.1111/1467-8551.00375
TUKKER, A. Eight types of product–service system: eight ways to sustainability?
Experiences from SusProNet. Business Strategy and the Environment, v. 13, n. 4, p. 246-260, 2004. DOI:https://doi.org/10.1002/bse.414
TUKKER, A. Product services for a resource-efficient and circular economy–a review. Journal of Cleaner Production, v.97, p.76-91, 2015.
DOI:https://doi.org/10.1016/j.jclepro.2013.11.049
(*) ULAGA, W.; REINARTZ, W. J. Hybrid offerings: how manufacturing firms combine goods and services successfully. Journal of Marketing, v. 75, n. 6, p. 5-23, 2011. DOI:http://dx.doi.org/10.1509/jm.09.0395
VALMORBIDA, S. M. I.; ENSSLIN, L. Construção de conhecimento sobre avaliação de desempenho para gestão organizacional: uma investigação nas pesquisas científicas internacionais. Revista Contemporânea de Contabilidade, v. 13, n. 28, p. 123-148, 2016.
VALMORBIDA, S. M. I.; ENSSLIN, S. R. Avaliação de Desempenho de Rankings Universitários: Revisão da Literatura e diretrizes para futuras investigações. In: Anais do XXXIX Encontro da ANPAD (EnANPAD 2015) Belo Horizonte -MG, 2015.
VEZZOLI, C.; CESCHIN, F.; DIEHL, J. C.; KOHTALA, C. Why have ‘Sustainable Product-Service Systems’ not been widely implemented?: Meeting new design challenges to achieve societal sustainability. Journal of Cleaner Production, v. 35, p. 288-290, 2012. DOI:https://doi.org/10.1016/j.jclepro.2012.05.050
(*) VISNJIC, I.; WIENGARTEN, F.; NEELY, A. Only the brave: Product innovation, service business model innovation, and their impact on performance. Journal of Product Innovation Management, v. 33, n. 1, p. 36-52, 2016. DOI:http://dx.doi.org/10.1111/jpim.12254
(*) XING, K.; WANG, H.F.; QIAN, W. A sustainability-oriented multi-dimensional value assessment model for product-service development. International Journal of Production Research, v. 51, n. 19, p. 5908-5933, 2013. DOI: http://dx.doi.org/10.1080/00207543.2013.810349
WALLIN, J., PARIDA, V., ISAKSSON, O. Understanding product-service system innovation capabilities development for manufacturing companies. Journal of Manufacturing Technology Management, v. 26, n. 5, p. 763-787, 2015. DOI: http://dx.doi.org/10.1108/JMTM-05-2013-0055
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista se reserva no direito de efetuar, no artigo publicado, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
A obra publicada é de inteira responsabilidade do(s) autor(es), cabendo à Revista Produção Online apenas a avaliação da obra, na qualidade de veículo de publicação científica. A Revista Produção Online não se responsabiliza por eventuais violações à Lei nº 9.610/1998, Lei de Direito Autoral.
A revista Produção Online permite que o autor detenha o copyright dos artigos aceitos para publicação, sem restrições.
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.