APLICAÇÃO DO MODELO PSP MANUAL E AMPARADO POR FERRAMENTA CASE EM UM ESTUDO DE CASO DE FÁBRICA DE SOFTWARE BRASILEIRA
DOI:
https://doi.org/10.14488/1676-1901.v6i2.285Resumo
Em um contexto de melhoria contínua de qualidade em projetos de desenvolvimento de software é aplicado experimentalmente o processo PSP para disciplinar alguns dos processos sugeridos pelo CMMI nível 2 com duas estratégias distintas. A primeira consiste em observar o comportamento de uma fábrica de software colhendo os dados necessários para atender o modelo PSP manualmente e na segunda visão a coleta ocorreu com o amparo de uma ferramenta CASE. Os resultados alcançados apontam os impactos nos rendimentos e nos padrões de qualidade que as duas estratégias proporcionaram e com os seus pontos fortes e as suas vulnerabilidades. Em ambos os casos o cumprimento dos prazos foi conseguido a partir do momento em que a especificação e o andamento das atividades foram controlados pelas práticas sugeridas pelo PSP. Palavras chave: CMMI, PSP, CASE, Fábrica, Melhoria de processos.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista se reserva no direito de efetuar, no artigo publicado, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
A obra publicada é de inteira responsabilidade do(s) autor(es), cabendo à Revista Produção Online apenas a avaliação da obra, na qualidade de veículo de publicação científica. A Revista Produção Online não se responsabiliza por eventuais violações à Lei nº 9.610/1998, Lei de Direito Autoral.
A revista Produção Online permite que o autor detenha o copyright dos artigos aceitos para publicação, sem restrições.
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.