Fábrica de software em instituições de ensino superior: análise de universidades brasileiras

Silas Dias Romanha, Jorge Muniz Jr., Jose Roberto Dale Luche

Resumo


Resumo: Em cursos de engenharias e de exatas, é necessário dar atenção a fatores que promovam atividades práticas para os discentes indo além dos exercícios praticados nas disciplinas de sala de aula. Fábricas de Software Acadêmicas em Instituições de Ensino Superior (FSIES) são uma opção para atender essa necessidade ao mesmo tempo que poderá gerar outros benefícios, tais como atender demandas internas da instituição; diminuir a evasão e melhorar a curva de aprendizagem discente; desenvolver melhor capacitação do corpo docente e realizar trabalhos/atividades que estimulem o desenvolvimento regional. Uma FSIE precisa ser bem planejada e executada, maneiras para se alcançar esses objetivos incluem se adequar a uma metodologia de desenvolvimento de software, em especial deve ser dada atenção ao guia PMBOK e adotar as técnicas mais atuais de Gestão de Projetos e ferramentas de desenvolvimento. Neste trabalho são abordadas as motivações e dificuldades para a implementação de FSIES utilizando de análise bibliográfica, análise documental e entrevistas com líderes de dez IES brasileiras. O estudo apresenta um comparativo entre as instituições analisadas, contribuindo para um melhor entendimento do cenário das FSIES no Brasil e auxiliando futuras IES que desejam implementar projetos semelhantes.


Palavras-chave


Fábrica de Software. Instituições de Ensino Superior. Fatores.

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DOI: https://doi.org/10.14488/1676-1901.v19i2.2813

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