Comportamento de compra do consumidor online no Distrito Federal: uma pesquisa descritiva por meio das equações estruturais

Autores

  • Ari Melo Mariano Universidade de Brasília-UnB http://orcid.org/0000-0002-7987-5015
  • Felipe Burle dos Anjos Centro Universitário de Brasília-Uniceub , Brasília-DF-Brasil
  • Larissa Lopes Moreira Centro Universitário de Brasília-Uniceub , Brasília-DF-Brasil
  • Simone Borges Simão Universidade de Brasília-UnB

DOI:

https://doi.org/10.14488/1676-1901.v18i1.2812

Palavras-chave:

Comportamento do Consumidor. Equações Estruturais. Distrito Federal. Compras Online. E-commerce.

Resumo

O objetivo deste estudo foi descrever os aspectos que influenciam o comportamento prévio do consumidor virtual do Distrito Federal. Entender o comportamento do consumidor virtual é importante, porém este mesmo comportamento on-line também sofre influências e realizar uma pesquisa que aprofunde a compreensão destes elementos é necessário. Para alcançar o objetivo foi usado o método descritivo, através de instrumento validado (α=0,880) e o software SmartPLS. A pesquisa foi realizada com 126 pessoas moradoras do Distrito Federal e que aceitaram participar voluntariamente da pesquisa.  Como resultado deste estudo, pode-se perceber que o comportamento do consumidor virtual é influenciado pela atitude de compra em um 53,9%, que por sua vez é influenciado pelos fatores atitude, normas subjetivas, controle percebido, em um 50,8%. Dentre os fatores que influenciam a intenção, a atitude foi o mais relevante com 47%.

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Biografia do Autor

Ari Melo Mariano, Universidade de Brasília-UnB

Professor/Pesquisador de Engenharia da Produção na Universidade de Brasília(UNB) nas disciplinas de Sistema de Informação, Projeto de Sistema de Produção e Mercadodologia Estratégica. É professor do Doutorado de Gestão Empresarial da Universidade San Francisco Xavier, na Bolivia e do Mestrado de Gestão da Informação e Tecnologia, na Universidade Católica do Norte, no Chile. Como pesquisador, atua nas áreas de Modelagem por Equações Estruturais, Bibliometria, Negócios Internacionais, Inter-culturalidade e Tecnologia.Anteriormente foi professor visitante de Gestão de Agronegócios na Universidade de Brasília e de Administração do Centro Universitário de Brasília. Na Bahia foi Professor Adjunto do Departamento de Ciências Exatas e Tecnológicas da Universidade Estadual de Santa Cruz, e dos mestrado de ?Economia Regional e Políticas Públicas? e mestrado de "Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente, ainda na UESC. Pós Doutor em Negócios Internacionais e Metodologia Cientifica . Doutor em Administração (UFBA) /Doutor em Negócios Internacionais (menção europeia de qualidade) pela Universidade de Sevilla ? Espanha (2010) , Mestrado en gestão e direção de empresas pela Universidade de Sevilla-España (2007), Ambos reconhecidos pela Universidade Federal da Bahia-UFBA, Pós graduado em Direito do Consumidor Europeu (MBA) pela Universidade de Sevilla, España (2006).Graduado em Marketing pelo Centro Universitario da Bahia FIB (2003). , Na Europa, ao longo de oito anos, trabalhou como consultor em importantes empresas da Espanha e França, onde desenvolveu metodologias de trabalho, aplicações informaticas e programas para mercados internacionais. Autor do livro; Alianças estratégicas internacionais: Aprendizagem e Desempenho e Brazil: Challenges of an emerging country. Foi designado consultor do Governo Espanhol em temas de internacionalização. Diretor Brasil da Rede Científicos Sociales del Eje Sur www.redecses.com. Na Universidade Estadual de Santa Cruz foi professor dos cursos de Administração, Línguas Estrangeiras Aplicadas à negócios internacionais e Medicina e pós graduação de Economia, Professor do Instituto Federal da Bahia, no programa Pronatec. Coordenou o Curso de Administração da Unime e foi responsável institucional de Pesquisa Facsul-Unime, fundando dirigindo o Nadesp ? Núcleo de Apoio e Desenvolvimento a Pesquisa (http://nadesp.wordpress.com) , onde liderou o grupo de pesquisa vinculado junto a plataforma CNPQ/Capes, reunindo 5 universidades estrangeiras e duas Nacionais. Na área acadêmica é também professor de Metodologia Científica dos cursos de Direito, Farmácia, Enfermagem e Psicologia, além de ministrar Negócios Internacionais ao curso de Administração da Unime Itabuna (2011-2013). Na área de Pós Graduação ministra classes nos campos de Estratégia, Negócios internacionais, Marketing, Modelagem e Metodologia científica. Possui mais de 50 artigos publicados, o que lhe rendeu o Prêmio Professor Sergio Escorçam em 2011, 2012, 2013 e 2014 , atribuído pelo melhor artigo científico sobre negócios internacionais do maior congresso científico da américa latina, o ADMPG-Internacional. Revisor das revistas ISI / JCR African Journal Business (Estados Unidos), Ingeñeria Chilena (Chile), Journal of Economics, Finance and Administrative Science(Peru) e Reviis (Revista da FioCruz-Brasil) . Sócio-Diretor da Consultora científica Pupinsky Research and Network, prestando apoio metodológico a grupos de pesquisa em Universidades Estaduais e federais . É poeta, com cinco livros públicados, filiado ao clube do Poeta Sul da Bahia, possui a segunda colocação do Prêmio José Carlos Capinam de Poesia em 1998 na cidade de Salvador. Membro da Iberoamerican Academy of Management Research sediada nos Estados Unidos e ligada as 5 revistas de maior fator de impacto ( ISI) no campo da administração e gestão e da Asian Pacific Business Innovation and Technology Management Society, onde desempenha o papel de pesquisador convidado.

Felipe Burle dos Anjos, Centro Universitário de Brasília-Uniceub , Brasília-DF-Brasil

Professor Doutor do Centro Universitário de Brasília-Uniceub , Brasília-DF-Brasil

Larissa Lopes Moreira, Centro Universitário de Brasília-Uniceub , Brasília-DF-Brasil

Bacharel em Administração e Pesquisadora NADESP.

Simone Borges Simão, Universidade de Brasília-UnB

Possui Graduação em Engenharia Química pela Universidade Federal de Uberlândia (1995), Mestrado em Engenharia de Produção (Gestão de Sistemas Agroindustriais) pela Universidade Federal de São Carlos (1998), Especialização em Sistemas de Produção Enxuta pela USP (2004) e Doutorado em Engenharia de Produção (Gestão da Qualidade) pela Universidade Federal de São Carlos (2006). Foi professora da Universidade de Franca (UNIFRAN) de 2000 a 2010. Por dois anos consecutivos (2006 e 2007) coordenou o curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Gestão de Operações e Logística na UNIFRAN. É Professora Adjunta III do Departamento de Engenharia de Produção da Universidade de Brasília (UnB) e Coordenadora de Projetos do CEFTRU - Centro Interdisciplinar de Estudos em Transportes. É Professora e Pesquisadora no Programa de pós-graduação em Computação Aplicada (PPCA) da UnB na Linha de pesquisa de Gestão de Risco. Tem experiência na área de Engenharia de Produção, com ênfase em Garantia de Controle de Qualidade, Gestão da Qualidade, Gestão de Projetos e Análise e Melhoria de Processos e atua nos seguintes temas: ISO 9000, Sistemas de Gestão da Qualidade, Gestão de Serviços, Ferramentas da Qualidade, Ferramentas Estatísticas para o Controle e Melhoria de Processos, Gestão de Riscos aplicados à Qualidade, Gestão de Projetos e Educação em Engenharia (Abordagem PBL e PjBL)

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Publicado

15-03-2018

Como Citar

Mariano, A. M., Anjos, F. B. dos, Moreira, L. L., & Simão, S. B. (2018). Comportamento de compra do consumidor online no Distrito Federal: uma pesquisa descritiva por meio das equações estruturais. Revista Produção Online, 18(1), 350–376. https://doi.org/10.14488/1676-1901.v18i1.2812

Edição

Seção

Artigos