Comportamento de compra do consumidor online no Distrito Federal: uma pesquisa descritiva por meio das equações estruturais

Ari Melo Mariano, Felipe Burle dos Anjos, Larissa Lopes Moreira, Simone Borges Simão

Resumo


O objetivo deste estudo foi descrever os aspectos que influenciam o comportamento prévio do consumidor virtual do Distrito Federal. Entender o comportamento do consumidor virtual é importante, porém este mesmo comportamento on-line também sofre influências e realizar uma pesquisa que aprofunde a compreensão destes elementos é necessário. Para alcançar o objetivo foi usado o método descritivo, através de instrumento validado (α=0,880) e o software SmartPLS. A pesquisa foi realizada com 126 pessoas moradoras do Distrito Federal e que aceitaram participar voluntariamente da pesquisa.  Como resultado deste estudo, pode-se perceber que o comportamento do consumidor virtual é influenciado pela atitude de compra em um 53,9%, que por sua vez é influenciado pelos fatores atitude, normas subjetivas, controle percebido, em um 50,8%. Dentre os fatores que influenciam a intenção, a atitude foi o mais relevante com 47%.


Palavras-chave


Comportamento do Consumidor. Equações Estruturais. Distrito Federal. Compras Online. E-commerce.

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DOI: https://doi.org/10.14488/1676-1901.v18i1.2812

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