<b>O design na pesquisa quali-quantitativa em engenharia de produção – questões epistemológicas</b>
DOI:
https://doi.org/10.14488/1676-1901.v8i1.28Resumo
O presente artigo pretende discutir e apresentar uma proposta de design de pesquisa operacional aplicado à engenharia de produção que contemple os elementos materiais e formais do processo investigativo, concentrando a discussão nas bases epistemológicas do desenvolvimento cientifico, nos critérios internos e externos de validade da pesquisa e na formação do pesquisador como elemento primário e estratégico do processo de produção de conhecimento. O artigo divide-se em quatro secções sendo que inicialmente apresenta-se a controvérsia entre Popper e Kuhn quanto à cientificidade e método cientifico para em seguida apresentar o constructo dos autores a esse respeito. Em seguida caracterizam-se os métodos qualitativos e quantitativos e justifica-se a necessidade de predominância da abordagem qualiquantitativa em algumas áreas da engenharia de produção. A terceira secção trata do projeto de pesquisa ou design de pesquisa, suas características, seus elementos materiais e formais, o uso disciplinado de critérios de validação interna e externa e o seu uso na formação do pesquisador. Palavras-chave: Pesquisa Quali-quantitativa em Engenharia de Produção, Pesquisa Operacional Soft, Epistemologia.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista se reserva no direito de efetuar, no artigo publicado, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
A obra publicada é de inteira responsabilidade do(s) autor(es), cabendo à Revista Produção Online apenas a avaliação da obra, na qualidade de veículo de publicação científica. A Revista Produção Online não se responsabiliza por eventuais violações à Lei nº 9.610/1998, Lei de Direito Autoral.
A revista Produção Online permite que o autor detenha o copyright dos artigos aceitos para publicação, sem restrições.
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.