Análise de portfólio do setor automotivo de suvs

Autores

  • Sidney Lino de Oliveira PUC Minas
  • Letícia Oliveira Costa PUC Minas
  • Josmária Lima Ribeiro de Oliveira PUC Minas

DOI:

https://doi.org/10.14488/1676-1901.v19i2.2787

Palavras-chave:

Matriz BCG. Análise de Portfólio. Indústria Automobilística.

Resumo

O setor automotivo apresenta um alto grau de competitividade e demanda a contínua análise pelo uso de ferramentas como a Matriz BCG. Tendo em vista que o segmento de SUV denota crescimento recente no Brasil a pesquisa tem como objetivo compor a matriz BCG do setor automotivo SUV´s (Sport Utility Vehicle) no Brasil, entre 2011 e 2015. O tratamento dos dados considerou a participação de mercado em quantidade e em receita pelos veículos vendidos nos doze meses do ano anterior, e que apresentaram participação relativa de mercado superior a 10% da participação do veículo mais vendido. Para a composição da matriz, considerou-se o preço premium e o Índice de Herfindahl. A metodologia contou com o uso de dados secundários da FENABRAVE e da Tabela FIPE. Com o uso da planilha eletrônica e de estatística descritiva suportada pela metodologia prevista no modelo teórico que caracteriza a matriz BCG foi possível realizar o tratamento dos dados. Os resultados demonstram veículos que se mantiveram em todos os anos analisados, identificando os produtos que adotaram preço premium com êxito; e sinaliza a distinção entre produtos de entrada na categoria e produtos para um público mais criterioso quanto a categoria SUV.

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Biografia do Autor

Sidney Lino de Oliveira, PUC Minas

Possui graduação em Administração (PUC Minas - 1995), especialização em Pedagogia Empresarial (UEMG - 1996), MBA em Marketing (FGV-RJ / Ohio University - 2003), mestrado em Administração (PUC Minas / FDC - 2003) e é Doutor em Administração (UFMG - 2010). Atualmente é professor da graduação e pós-graduação Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais e da Faculdade Batista de Minas Gerais e professor convidado da pós-graduação - Faculdades Integradas de Pedro Leopoldo, UNA, FEAD, Ietec e Centro Universitário de Belo Horizonte. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Marketing, atuando principalmente nos seguintes temas: Marketing de Serviços; Marketing de Varejo; Canais de Marketing, Geomarketing, Demografia dos Negócios e Planejamento Estratégico. 

Letícia Oliveira Costa, PUC Minas

Formada em Engenharia de Produção

Josmária Lima Ribeiro de Oliveira, PUC Minas

Doutora em Ciência da Informação, mestre em Administração com ênfase em agronegócio, especialização em administração de sistemas de informação, graduação em Ciências Contábeis e Administração. Assistente IV da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

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Publicado

15-06-2019

Como Citar

Oliveira, S. L. de, Costa, L. O., & Oliveira, J. L. R. de. (2019). Análise de portfólio do setor automotivo de suvs. Revista Produção Online, 19(2), 377–407. https://doi.org/10.14488/1676-1901.v19i2.2787

Edição

Seção

Artigos