Análise de portfólio do setor automotivo de suvs
DOI:
https://doi.org/10.14488/1676-1901.v19i2.2787Palavras-chave:
Matriz BCG. Análise de Portfólio. Indústria Automobilística.Resumo
O setor automotivo apresenta um alto grau de competitividade e demanda a contínua análise pelo uso de ferramentas como a Matriz BCG. Tendo em vista que o segmento de SUV denota crescimento recente no Brasil a pesquisa tem como objetivo compor a matriz BCG do setor automotivo SUV´s (Sport Utility Vehicle) no Brasil, entre 2011 e 2015. O tratamento dos dados considerou a participação de mercado em quantidade e em receita pelos veículos vendidos nos doze meses do ano anterior, e que apresentaram participação relativa de mercado superior a 10% da participação do veículo mais vendido. Para a composição da matriz, considerou-se o preço premium e o Índice de Herfindahl. A metodologia contou com o uso de dados secundários da FENABRAVE e da Tabela FIPE. Com o uso da planilha eletrônica e de estatística descritiva suportada pela metodologia prevista no modelo teórico que caracteriza a matriz BCG foi possível realizar o tratamento dos dados. Os resultados demonstram veículos que se mantiveram em todos os anos analisados, identificando os produtos que adotaram preço premium com êxito; e sinaliza a distinção entre produtos de entrada na categoria e produtos para um público mais criterioso quanto a categoria SUV.
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