Metodologia ativa de ensino-aprendizagem em operações de manufatura: abordagens da teoria das restrições por meio do uso do opt game

Autores

  • Elisandro João De Vargas Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha http://orcid.org/0000-0003-2263-5237
  • Jocimara de Lima Mauer Universidade do Vale do Rio dos Sinos
  • Marcelo Alves de Souza Universidade do Vale do Rio dos Sinos
  • Jayme Diego Silva Peixoto Universidade do Vale do Rio dos Sinos
  • Davenílcio Luiz de Souza Universidade do Vale do Rio dos Sinos

DOI:

https://doi.org/10.14488/1676-1901.v18i1.2781

Palavras-chave:

Metodologia Ativa de Ensino-Aprendizagem. Operações de Manufatura. Teoria das Restrições. OPT Game.

Resumo

É importante a adoção de meios que facilitem aos alunos construírem seu conhecimento teórico e prático em assuntos relacionados a operações de manufatura. Nesse sentido, o objetivo deste artigo é apresentar o uso da metodologia ativa de ensino-aprendizagem na compreensão das abordagens da Teoria das Restrições (TOC) em operações de manufatura. Por meio de simulação com o uso do OPT Game, são apresentadas conexões entre o processo da TOC com os indicadores globais e operacionais, as regras do OPT, a sincronização da produção e o tambor-pulmão-corda. Caracteriza-se uma pesquisa aplicada, exploratória, descritiva e explicativa, por meio da técnica de simulação. O OPT Game foi aplicado em uma turma de mestrandos. Os resultados demonstraram que os alunos se sentiram motivados com a atividade, auxiliando-os na compreensão entre teoria e prática das abordagens da TOC; do qual foi considerado importante recurso facilitador à aprendizagem.

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Biografia do Autor

Elisandro João De Vargas, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha

Engenharia de Produção e Sistemas, Área de Concentração em Gerência da Produção, Linhas de Pesquisa em Planejamento e Gestão da Competitividade.

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Publicado

15-03-2018

Como Citar

De Vargas, E. J., Mauer, J. de L., de Souza, M. A., Silva Peixoto, J. D., & de Souza, D. L. (2018). Metodologia ativa de ensino-aprendizagem em operações de manufatura: abordagens da teoria das restrições por meio do uso do opt game. Revista Produção Online, 18(1), 285–309. https://doi.org/10.14488/1676-1901.v18i1.2781

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