Gerenciamento de Projetos em TI: Uma Abordagem do Plano de Transição de Serviços

Gilmar Souza Santos, Fernando Celso de Campos

Resumo


Em outsourcing de TI, os clientes exigem cada vez mais uma eficaz estratégia de implantação dos serviços contratados. Uma gestão de projetos de transição de serviços de TI apresenta resultados positivos, não somente para o sucesso do projeto, como também para que a operação com o cliente seja iniciada e mantida com credibilidade.  Este trabalho tem por objetivo apresentar algumas contribuições em projetos de implantação de serviços para provedores de TI.  Utiliza-se práticas de gestão, controle e gestão de projetos, aplicadas à gestão de serviços de TI (ITSM).  Um estudo de caso é apresentado e analisado.  Enfatiza-se no trabalho a importância de uso combinado de práticas como PMI, IPMA, ITIL e CobiT. A pesquisa conclui que projetos de transição bem elaborados garantem uma operação eficaz em termos de processos, resultados financeiros e de relacionamento do provedor com o cliente. 

Palavras-chave


Projetos de Transição, Gerenciamento de Projetos, Serviços de TI, Tecnologia da Informação, Governança de TI.



DOI: https://doi.org/10.14488/1676-1901.v9i4.278

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM


R. Eletr. de Eng. de Produção e Correlatas - ISSN 1676-1901 Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. © 2002 / Todos os direitos reservados Associação Brasileira de Engenharia de Produção (ABEPRO) Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).                           Contato: producaoonline@gmail.com