Por que eles desistem? análise da evasão no curso de engenharia de produção, UFES, Campus São Mateus

Marielce de Cassia Ribeiro Tosta, José Ricardo Fornaciari, Leonardo Caetano Abreu

Resumo


Nos últimos anos o sistema brasileiro de educação superior expandiu a oferta de cursos de engenharia. Apesar desta expansão tem-se percebido o aumento no número de evasão dos alunos. De maneira a contribuir com a análise das causas desta evasão o presente trabalho teve como objetivo definir o perfil do curso de Engenharia de Produção, São Mateus. Verificou-se que o curso possui predomínio de alunos: i) residentes no próprio Estado e cidade; ii) do sexo masculino; iii) idade entre 18 e 25 anos e; iv) melhores coeficientes de rendimento nos últimos períodos. Tanto à relação entre alunos diplomados por alunos evadidos quanto à taxa de retenção do curso indicam a necessidade de melhorar a qualidade do curso de modo a viabilizar a finalização em menor tempo. Analisando a evasão verificou-se que a mesma ocorreu em 144 de um total de 441 alunos matriculados, sendo a desistência a principal razão da evasão (77). Foi analisado ainda o grau de retenção das disciplinas básicas, sendo esta entre 40% a 80% em disciplinas do primeiro e segundo período. De acordo com os resultados há necessidade da coordenação do curso em acompanhar cuidadosamente os primeiros períodos bem como promover atividades de nivelamento e monitorias.


Palavras-chave


Evasão. Retenção. Educação Superior. Engenharia de Produção. Perfil do curso.

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DOI: http://dx.doi.org/10.14488/1676-1901.v17i3.2760

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