Um ensaio sobre os efeitos colaterais da inovação

Robson Quinello Quinello

Resumo


Um  dos  fatores  que  asseguram  a  competitividade  de  uma  empresa  é  a  sua  busca  constante pela  inovação  de  seus  produtos  e  serviços.  Para  que  o  processo  de  inovação  ocorra satisfatoriamente é preciso reduzir cada vez mais o seu ciclo de desenvolvimento, de modo a
ampliar  a vantagem  econômica do produto, diluindo, mais  rapidamente, os  custos dos  altos investimentos  que  cercam  qualquer  processo  de  P&D.  Entretanto,  na  busca  sistemática  de eficiências,  as  organizações  geram  efeitos  colaterais  com  implicações  éticas.  Seria  possível
uma inovação tecnológica romper limites éticos e morais estabelecendo novas fronteiras? Para responder esta questão, será proposto um modelo baseado nas  teorias correntes e análise dos programas  da  NASA,  amplamente  conhecidos,  ilustrando  a  dinâmica  deste  processo  e
estabelecendo novas discussões sobre o tema.

Palavras-chave


inovação, ética, institucional, reforços positivos, NASA

Texto completo:

artigo como citar ♪audio♪


DOI: https://doi.org/10.14488/1676-1901.v9i2.276

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM


R. Eletr. de Eng. de Produção e Correlatas - ISSN 1676-1901 Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. © 2002 / Todos os direitos reservados Associação Brasileira de Engenharia de Produção (ABEPRO) Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).                           Contato: producaoonline@gmail.com