Análise do perfil dos alunos do primeiro curso de ead em engenharia de produção em instituição de ensino superior pública

Georgia de Souza Assumpção, Priscila Carneiro Hamada, Alexandre de Carvalho Castro

Resumo


Dados sobre cursos superiores a distância, divulgados em estudos de órgãos oficiais brasileiros como o INEP, apontam um crescimento significativo do número de alunos e cursos nessa modalidade de Ensino a Distância. O curso de graduação a distância de Engenharia de Produção, proposta conjunta do CEFET/RJ, da UFF e do consórcio CEDERJ é uma nova iniciativa criada em meio a um cenário de expansão da demanda pela formação, expansão da modalidade de ensino, e o estímulo de órgãos como a CAPES e a ABENGE para ampliação do número de engenheiros no país. O presente artigo tem por objetivo analisar o perfil dos alunos do curso de Engenharia de Produção oferecido à sociedade pelo CEFET-RJ e UFF, através do consórcio CEDERJ, a partir do primeiro semestre de 2015. A metodologia qualitativa adotada no estudo permitiu elaborar um panorama geral sobre o ensino de Engenharia de Produção e o consórcio CEDERJ, uma descrição detalhada sobre o curso e sua estrutura básica. Através dos dados coletados no CEDERJ e no sistema de controle acadêmico do CEFET-RJ, foi realizada uma análise preliminar do perfil sociodemográfico dos alunos matriculados no curso. Foi possível perceber que o curso está atendendo majoritariamente a alunos do estado do Rio de Janeiro, oriundos de instituições públicas de ensino médio, do sexo masculino e com idade média de 30 anos. 


Palavras-chave


Ensino a distância. Fatores humanos no trabalho. Engenharia de produção. CEDERJ e CEFET.

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