Análise do perfil dos alunos do primeiro curso de ead em engenharia de produção em instituição de ensino superior pública

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14488/1676-1901.v18i2.2757

Palavras-chave:

Ensino a distância. Fatores humanos no trabalho. Engenharia de produção. CEDERJ e CEFET.

Resumo

Dados sobre cursos superiores a distância, divulgados em estudos de órgãos oficiais brasileiros como o INEP, apontam um crescimento significativo do número de alunos e cursos nessa modalidade de Ensino a Distância. O curso de graduação a distância de Engenharia de Produção, proposta conjunta do CEFET/RJ, da UFF e do consórcio CEDERJ é uma nova iniciativa criada em meio a um cenário de expansão da demanda pela formação, expansão da modalidade de ensino, e o estímulo de órgãos como a CAPES e a ABENGE para ampliação do número de engenheiros no país. O presente artigo tem por objetivo analisar o perfil dos alunos do curso de Engenharia de Produção oferecido à sociedade pelo CEFET-RJ e UFF, através do consórcio CEDERJ, a partir do primeiro semestre de 2015. A metodologia qualitativa adotada no estudo permitiu elaborar um panorama geral sobre o ensino de Engenharia de Produção e o consórcio CEDERJ, uma descrição detalhada sobre o curso e sua estrutura básica. Através dos dados coletados no CEDERJ e no sistema de controle acadêmico do CEFET-RJ, foi realizada uma análise preliminar do perfil sociodemográfico dos alunos matriculados no curso. Foi possível perceber que o curso está atendendo majoritariamente a alunos do estado do Rio de Janeiro, oriundos de instituições públicas de ensino médio, do sexo masculino e com idade média de 30 anos. 

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Publicado

15-06-2018

Como Citar

Assumpção, G. de S., Hamada, P. C., & Castro, A. de C. (2018). Análise do perfil dos alunos do primeiro curso de ead em engenharia de produção em instituição de ensino superior pública. Revista Produção Online, 18(2), 404–423. https://doi.org/10.14488/1676-1901.v18i2.2757

Edição

Seção

Artigos