A qualificação profissional sob enfoque da psicologia do trabalho: estudo histórico em uma instituição de ensino tecnológico

Autores

  • Alexandre de Carvalho Castro CEFET/RJ http://orcid.org/0000-0002-8140-3738
  • Natalia Campanha Silva Madureira CEFET/RJ
  • Georgia de Souza Assumpção CEFET/RJ
  • Vinicius dos Santos Carvalho CEFET/RJ

DOI:

https://doi.org/10.14488/1676-1901.v18i1.2746

Palavras-chave:

Qualificação profissional. Fatores humanos no trabalho. Escola Técnica Nacional. Taylorismo. Psicologia do Trabalho.

Resumo

Este estudo aborda questões relativas à qualificação profissional e aos fatores humanos no trabalho. O objetivo do artigo foi o de analisar o uso do teste mental, nas décadas de 1940 e 1950, como forma de avaliar aptidões específicas dos alunos na Escola Técnica Nacional (ETN), a partir da perspectiva da Psicologia do Trabalho e de uma metodologia qualitativa de análise documental exploratório-descritiva. Os resultados obtidos mostraram que na ETN, os exames vestibulares, a partir de 1942, passaram a incluir a obrigatoriedade do teste de nível mental, porque se o candidato não apresentasse aptidão para o ensino técnico, não poderia ser matriculado. No entanto, em que pese a ênfase nesse teste mental, a gestão desse processo de ensino foi truncada e inconsistente, muito embora prevalecesse, no contexto do taylorismo, um discurso em prol da relevância de uma avaliação objetiva e científica das aptidões dos trabalhadores.

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Referências

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Publicado

15-03-2018

Como Citar

Castro, A. de C., Madureira, N. C. S., Assumpção, G. de S., & Carvalho, V. dos S. (2018). A qualificação profissional sob enfoque da psicologia do trabalho: estudo histórico em uma instituição de ensino tecnológico. Revista Produção Online, 18(1), 189–206. https://doi.org/10.14488/1676-1901.v18i1.2746

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