Desenvolvimento de modelo de balanced scorecard para instituições privadas de ensino fundamental e médio

Autores

  • Izaac Shallon Gomes Costa UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE - UFRN http://orcid.org/0000-0002-2689-6306
  • José Alfredo Ferreira Costa UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE - UFRN
  • Kleber Cavalcanti Nobrega UNIVERSIDADE POTIGUAR - UNP

DOI:

https://doi.org/10.14488/1676-1901.v18i4.2737

Palavras-chave:

Balanced Scorecard. Gestão Escolar. Estratégia. Mapa Estratégico. Bag of Stars.

Resumo

O Balanced Scorecard (BSC) é uma metodologia para gestão estratégica já consolidada mundialmente desde os anos 1990. Este sistema tem sido aplicado em empresas de diversos setores do mercado, em instituições privadas e públicas, devido à sua flexibilidade. O setor educacional está cada vez mais competitivo e há crescente busca por qualidade e melhoria da gestão das instituições de ensino. Diversos estudos mostram o sucesso do BSC em educação em diferentes países, mas poucos no âmbito da educação básica. Neste sentido, o objetivo deste trabalho foi o desenvolvimento de um modelo de BSC na área educacional, aplicável a escolas privadas que trabalham com ensino fundamental e nível médio. O modelo preliminar de objetivos e indicadores foi desenvolvido com base na literatura. A partir deste modelo inicial seguiu-se a elaboração de questionários, aplicados em entrevistas com gestores escolares, para realizar um estudo baseado no BSC, coletando informações para a escolha do conjunto de objetivos estratégicos para as quatro perspectivas do modelo. Foi utilizada a técnica chamada “bag of stars” na aplicação dos questionários. Os resultados alcançados foram: descrição da gestão estratégica nas escolas pesquisadas; o modelo de BSC para instituições privadas de ensino fundamental e médio; um mapa estratégico com as relações entre os objetivos.

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Biografia do Autor

Izaac Shallon Gomes Costa, UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE - UFRN

Mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2016). Especialista em Gestão de TI - Ênfase de Sistemas e Informação (2010). Graduado em Engenharia da Computação - Ênfase em Sistemas e Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2002). Atualmente é professor do Ensino técnico profissionalizante em Informática no Centro Estadual de Educação Profissional (CEEP) Lourdinha Guerra e Professor de Laboratório de Informática na Prefeitura de Parnamirim-RN. Experiência de 5 anos na docência na área de informática no Magistério Superior e Ensino técnico, com atuação na UFRN no campus da Escola Agrícola de Jundiaí (EAJ). Experiência como professor Mediador de curso técnico semipresencial em informática para internet e redes de computadores do Instituto Metrópole Digital (IMD), UFRN, bem como no PRONATEC (EAJ-UFRN), nas disciplinas de informática dos cursos técnicos presenciais e semipresenciais. Experiência de 5 anos na área de TI (Redes de Computadores, Suporte, Infraestrutura) e 4 anos na gerência do setor de emissão de cartões eletrônicos do sistema de transportes do município do Natal-RN. Áreas de Interesse: Docência (Ensino Técnico e Superior), Gestão de TI, Banco de Dados, Web, Redes de computadores.

José Alfredo Ferreira Costa, UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE - UFRN

Doutor em Engenharia Elétrica e de Computação pela UNICAMP/FEEC/DCA (1999), mestre em Engenharia Elétrica pela Universidade de São Paulo (USP/EESC, 1996, com distinção e louvor), é graduado em Engenharia Elétrica pela Univ. Federal do Rio Grande do Norte (1992). Possui também especializações em Eng. Computação (UFRN, 1993) e Eng. de Produção (UFSCar, 1996). Concluiu também o curso de Direito (Uni-RN, 2015). Atualmente é professor associado IV da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Entre 2009 e 2010 atuou como pesquisador visitante no SISP - Sensing, Imaging & Signal Processing Group, School of Electrical and Electronic Engineering, The University of Manchester, Inglaterra. Atuou como avaliador institucional e de cursos do INEP. Atuou como presidente da Sociedade Brasileira de Inteligência Computacional (http://sbic.ct.ufrn.br/, antiga Soc. Bras. Redes Neurais - SBRN) entre 2009 e 2013. Atuou como consultor Ad Hoc de fundações estaduais de apoio a pesquisa como FACEPE (PE) e do Mack Pesquisa (SP), além do CNPq e CAPES. Suas áreas de interesse incluem sistemas inteligentes, planejamento estratégico, business intelligence, mineração de dados e implicações tecnológicas (digitais) na sociedade, incluindo o direito digital. Tem participado de vários comitês de congressos internacionais como IEEE WCCI, IJCNN, ACM SAC, ISNN. Atua como revisor de vários periódicos como IEEE Trans. on Neural Networks, Intl. Journal of Neural Systems, Information Sciences, entre outras. Atuou como coordenador do comitê de programa do X Congresso Brasileiro de Inteligência Computacional (CBIC 2011, Fortaleza, CE) e como coordenador geral do IDEAL 2012 - The 13th International Conference on Intelligent Data Engineering and Automated Learning, site http://sbic.ct.ufrn.br/ideal2012/, ocorrido em Natal, RN, entre 29 a 31 de Agosto de 2012.

Kleber Cavalcanti Nobrega, UNIVERSIDADE POTIGUAR - UNP

Doutor em Engenharia de Produção pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (1997), Mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (1990), Graduado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal da Paraíba (1984). É sócio-proprietário da Perceptum Assessoria e Desenvolvimento, empresa de consultoria e capacitação organizacional e professor do Mestrado Profissional em Administração da Universidade Potiguar. Tem experiência em Engenharia de Produção, com ênfase em Gestão da Qualidade e Gestão de Serviços, Planejamento e Gestão Estratégica, atuando principalmente nos seguintes temas: qualidade, qualidade em serviços, gestão de serviços, planejamento e gestão estratégica, balanced scorecard. É autor do Blog de Kleber Nóbrega e dos livros Falando de Serviços: um guia para compreender e melhorar os serviços em empresas e organizações, e Talking about services: a guide to understanding and improving services in companies and organizations.

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Publicado

15-12-2018

Como Citar

Gomes Costa, I. S., Ferreira Costa, J. A., & Cavalcanti Nobrega, K. (2018). Desenvolvimento de modelo de balanced scorecard para instituições privadas de ensino fundamental e médio. Revista Produção Online, 18(4), 1181–1205. https://doi.org/10.14488/1676-1901.v18i4.2737

Edição

Seção

Artigos