<b>Modelagem da preferência do usuário para a escolha do transporte público universitário</b>
DOI:
https://doi.org/10.14488/1676-1901.v9i2.273Palavras-chave:
transporte público, qualidade, preferência declarada, modelagemResumo
O crescimento da população e do número de automóveis nas cidades vem elevando a quantidade de passageiros transportados por meios rodoviários. Aliado a isto, as condições de congestionamento, acidentes e poluição estão crescendo a cada ano, apontando a necessidade de investimentos no transporte público. Esta pesquisa faz um estudo sobre o serviço de transporte público que serve o campus universitário da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ), na cidade de Ijuí/RS. A coleta de dados se deu através da aplicação do método da preferência declarada. Foram gerados modelos do tipo função utilidade, que expressam a visão dos usuários com relação aos atributos do transporte público, representado numericamente a importância de cada um dos fatores pesquisados. Os modelos estimados revelam que, em geral, a acessibilidade é o atributo mais importante considerado pelo usuário, seguidos da freqüência, segurança e custo.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2014 Revista Produção Online
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A Revista se reserva no direito de efetuar, no artigo publicado, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
A obra publicada é de inteira responsabilidade do(s) autor(es), cabendo à Revista Produção Online apenas a avaliação da obra, na qualidade de veículo de publicação científica. A Revista Produção Online não se responsabiliza por eventuais violações à Lei nº 9.610/1998, Lei de Direito Autoral.
A revista Produção Online permite que o autor detenha o copyright dos artigos aceitos para publicação, sem restrições.
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.