Adoção do ecodesign em empresas inovadoras no Brasil: levantamento e análise dos principais estímulos

Autores

  • João Victor Rojas Luiz Departamento de Engenharia de Produção, Universidade Estadual Paulista - UNESP
  • João Leonardo Andrade Departamento de Engenharia de Produção, Universidade Estadual Paulista - UNESP
  • Daniel Jugend Departamento de Engenharia de Produção, Universidade Estadual Paulista - UNESP
  • Sérgio Luis da Silva Universidade Federal de São Carlos, UFSCar
  • Octaviano Rojas Luiz Departamento de Engenharia de Produção, Universidade Estadual Paulista - UNESP
  • Fernando Bernardi Souza Departamento de Engenharia de Produção, Universidade Estadual Paulista - UNESP

DOI:

https://doi.org/10.14488/1676-1901.v17i2.2676

Palavras-chave:

Sustentabilidade ambiental. Processo de desenvolvimento de produtos. Ecodesign. Estímulos para a adoção. Pesquisa tipo survey.

Resumo

Embora o interesse pela questão ambiental tenha ganhado importância na área de gestão de operações nos últimos anos, observa-se ainda uma lacuna em pesquisas nacionais. Visando contribuir com esta área, a presente pesquisa tem como objetivo levantar e compreender quais são os principais estímulos para a adoção do ecodesign em empresas no país. Foi realizada uma pesquisa de levantamento do tipo survey em 79 firmas pertencentes a setores inovadores e envolvidas em atividades de desenvolvimento de novos produtos. Dentre os principais resultados observou-se que  o atendimento aos requisitos legais e possibilidades de novas oportunidades de negócios se sobressaem como os principais estímulos para a adoção do ecodesign. A utilização do ecodesign como elemento para a redução de custos também é incentivo considerado relevante pelas empresas. Por outro lado, o “benefício ao meio ambiente” é tido como o estímulo menos atrativo. 

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Publicado

14-06-2017

Como Citar

Luiz, J. V. R., Andrade, J. L., Jugend, D., da Silva, S. L., Luiz, O. R., & Souza, F. B. (2017). Adoção do ecodesign em empresas inovadoras no Brasil: levantamento e análise dos principais estímulos. Revista Produção Online, 17(2), 692–710. https://doi.org/10.14488/1676-1901.v17i2.2676

Edição

Seção

Artigos