<b>Medição de indicadores logísticos em duas operações de montagem abastecidas por cadeias de suprimentos</b>
DOI:
https://doi.org/10.14488/1676-1901.v8i1.26Resumo
Este artigo apresenta uma metodologia para medição de indicadores logísticos aplicada a dois casos, a montagem de uma manufatura calçadista e o atendimento de pedidos de uma montadora de condicionadores de ar. Ambas são abastecidas por cadeias de suprimentos. O estudo da montagem pode ser útil para sincronização da cadeia e redução de variabilidades na entrada de pedidos, por pulmão de montagem. A metodologia emprega análises quantitativas e gráficas e calcula tempo de atravessamento, inventário, desempenho, pulmão e ocupação da cadeia. O primeiro caso testou e robusteceu a parte quantitativa do método. O segundo caso, composto por montagem padronizada de componentes entregues por cadeia de suprimentos e execução de serviços customizados, foi analisado quantitativa e graficamente e discutidas as implicações do uso do método. Usando os indicadores calculados, sugeriram-se redução de estoque na montagem padronizada e aumento na customização, o que permite reduzir o tempo de atravessamento total. Palavras-chave: Indicadores Logísticos, Filas em manufatura, Controle de manufatura, Gestão de Cadeia de Suprimentos, Variabilidade em Cadeias de Suprimentos.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista se reserva no direito de efetuar, no artigo publicado, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
A obra publicada é de inteira responsabilidade do(s) autor(es), cabendo à Revista Produção Online apenas a avaliação da obra, na qualidade de veículo de publicação científica. A Revista Produção Online não se responsabiliza por eventuais violações à Lei nº 9.610/1998, Lei de Direito Autoral.
A revista Produção Online permite que o autor detenha o copyright dos artigos aceitos para publicação, sem restrições.
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.