Aplicação da teoria das opções reais para avaliação de política pública: a política inovar-auto no setor automotivo brasileiro

Autores

  • Francisco Alexandre de Oliveira Universidade Estadual Paulista

DOI:

https://doi.org/10.14488/1676-1901.v18i1.2582

Palavras-chave:

Inovar-Auto. Tomada de decisão. Teoria das Opções Reais (TOR).ALVES, L. S, WILBERT, M. D. Redução do imposto sobre produto industrializado e a venda de automóveis. In, CONGRESSO USP, INICIAÇÃO CIENTÍFICA EM CONTABILIDADE, 11, 2014. Anais... São Paulo. 201

Resumo

A indústria automobilística tem uma importância crescente no contexto econômico brasileiro. O setor movimenta uma cadeia enorme que engloba fabricantes e fornecedores, postos de gasolina, seguradoras, oficinas mecânicas, borracharias, empresas de comunicação, agências de publicidade, entre outros. Consciente desta importância, o governo federal, através da Lei n° 12.715 de 17 de dezembro de 2012, instituiu o Programa de Incentivo à Inovação Tecnológica e Adensamento da Cadeia Produtiva de Veículos Automotores - INOVAR-AUTO com o objetivo de apoiar o desenvolvimento tecnológico, a inovação, a segurança, a proteção ao meio ambiente, a eficiência energética e a qualidade dos automóveis, caminhões, ônibus e autopeças. No entanto, as empresas adotam tais políticas públicas quando é possível avaliar os ganhos obtidos com sua implantação. Deste modo, esta pesquisa apresenta a aplicação da Teoria das Opções Reais (TOR) na avaliação da política pública de Incentivo à Inovação Tecnológica e Adensamento da Cadeia Produtiva de Veículos Automotores. A abordagem modela a tomada de decisão como uma opção de compra americana em um projeto de instalação de uma unidade produtora de veículos automotores que deseja aderir ao INOVAR-AUTO. Os resultados apontam que não é interessante para a empresa adotar tal política, para o prazo estipulado de cinco anos. 

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Referências

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Publicado

15-03-2018

Como Citar

Oliveira, F. A. de. (2018). Aplicação da teoria das opções reais para avaliação de política pública: a política inovar-auto no setor automotivo brasileiro. Revista Produção Online, 18(1), 63–92. https://doi.org/10.14488/1676-1901.v18i1.2582

Edição

Seção

Artigos