Software como serviço: um estudo de caso

Autores

  • Nubia Caversan UFSCar
  • Andrea Lago da Silva UFSCar
  • Luciana Torres Correia de Mello UFSCar

DOI:

https://doi.org/10.14488/1676-1901.v17i1.2401

Palavras-chave:

Serviço. Software como Serviço. Servitização. Tecnologia da Informação.

Resumo

Este artigo analisa o processo de servitização em uma empresa de tecnologia de informação. Inicialmente foi realizada uma revisão de literatura, seguida de um estudo de caso na empresa de software. Observações diretas e entrevistas com os colaboradores envolvidos diretamente no processo foram realizadas, caracterizando motivações, mudanças e desafios. A partir da análise dos resultados, foi desenvolvido um checklist que auxilia as empresas na adoção de tal prática. Algumas ações são importantes na implantação da servitização: a revisão do portfólio de produtos e clientes; a preparação das equipes de linha de frente, envolvimento da gestão e liderança, a gestão de contratos e a gestão de melhorias.

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Publicado

15-03-2017

Como Citar

Caversan, N., Silva, A. L. da, & Mello, L. T. C. de. (2017). Software como serviço: um estudo de caso. Revista Produção Online, 17(1), 152–175. https://doi.org/10.14488/1676-1901.v17i1.2401

Edição

Seção

Artigos