Criando vantagem competitiva no mercado internacional: alianças estratégias na logística de exportação – um estudo de caso

Leonel Mazzali, Milton Camargo Junior

Resumo


O trabalho analisa o processo de criação da vantagem competitiva na economia internacional, a partir do conceito de gestão da cadeia de suprimentos. Em primeiro lugar, o objetivo é mostrar que o sucesso no mercado internacional depende da formação de alianças estratégicas. Em segundo lugar, a formação das alianças demanda a adaptação de estratégias e culturas das organizações envolvidas. Optou-se por uma pesquisa qualitativa de caráter descritivo, associada ao relato da experiência de um grupo de executivos da Companhia Cacique de Café Solúvel e de seus parceiros, sobre a constituição de uma aliança logística no comercio internacional. Ficou patente, de um lado, que a aliança entre a empresa e seus parceiros consolidou uma visão da interdependência estratégica no interior da cadeia de suprimentos. De outro, o sucesso de uma aliança está baseado na identificação e seleção de parceiros, no efetivo alinhamento de interesses e de estratégias, na construção da confiança, no tratamento igualitário e na transparência na negociação. Palavras-chave: logística de exportação; alianças estratégicas; vantagem competitiva

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DOI: https://doi.org/10.14488/1676-1901.v8i1.24

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