<b>Criando vantagem competitiva no mercado internacional: alianças estratégias na logística de exportação – um estudo de caso</b>
DOI:
https://doi.org/10.14488/1676-1901.v8i1.24Resumo
O trabalho analisa o processo de criação da vantagem competitiva na economia internacional, a partir do conceito de gestão da cadeia de suprimentos. Em primeiro lugar, o objetivo é mostrar que o sucesso no mercado internacional depende da formação de alianças estratégicas. Em segundo lugar, a formação das alianças demanda a adaptação de estratégias e culturas das organizações envolvidas. Optou-se por uma pesquisa qualitativa de caráter descritivo, associada ao relato da experiência de um grupo de executivos da Companhia Cacique de Café Solúvel e de seus parceiros, sobre a constituição de uma aliança logística no comercio internacional. Ficou patente, de um lado, que a aliança entre a empresa e seus parceiros consolidou uma visão da interdependência estratégica no interior da cadeia de suprimentos. De outro, o sucesso de uma aliança está baseado na identificação e seleção de parceiros, no efetivo alinhamento de interesses e de estratégias, na construção da confiança, no tratamento igualitário e na transparência na negociação. Palavras-chave: logística de exportação; alianças estratégicas; vantagem competitivaDownloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista se reserva no direito de efetuar, no artigo publicado, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
A obra publicada é de inteira responsabilidade do(s) autor(es), cabendo à Revista Produção Online apenas a avaliação da obra, na qualidade de veículo de publicação científica. A Revista Produção Online não se responsabiliza por eventuais violações à Lei nº 9.610/1998, Lei de Direito Autoral.
A revista Produção Online permite que o autor detenha o copyright dos artigos aceitos para publicação, sem restrições.
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.