<b>Uma abordagem para implementação de qualidade assegurada no fornecimento, baseada em análise de capacidade: um estudo de caso em uma empresa do setor automotivo</b>
DOI:
https://doi.org/10.14488/1676-1901.v9i4.238Palavras-chave:
Qualidade Assegurada, Certificação de Fornecedores, Capacidade de Processo, Inspeção, Perdas, Estudo de Caso.Resumo
Este trabalho relata um estudo de caso no qual é investigada a aplicação de uma abordagem estatística para implementação da estratégia de Qualidade Assegurada no processo de inspeção de produtos e componentes produtivos, recebidos por uma empresa do ramo automotivo. A abordagem é apresentada sob a ótica da redução de desperdícios e do controle estatístico de processo, mais especificamente na análise de capacidade. A pesquisa foi desenvolvida com base descritiva, fundamentada em referenciais técnicos da indústria automotiva. A aplicação foi realizada na forma de um estudo de caso em uma empresa sistemista de um complexo automotivo nacional. Os resultados obtidos permitiram a identificação de classes de fornecedores e o aumento do foco nos esforços de melhorias de fornecedores. O artigo apresenta ainda uma análise a posteriori, decorrido um ano da implementação da abordagem, procurando discutir a sustentação dos resultados obtidos pela empresa. Finalmente apresenta considerações sobre sua aplicabilidade nesse ambiente e em outros ambientes produtivos.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista se reserva no direito de efetuar, no artigo publicado, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
A obra publicada é de inteira responsabilidade do(s) autor(es), cabendo à Revista Produção Online apenas a avaliação da obra, na qualidade de veículo de publicação científica. A Revista Produção Online não se responsabiliza por eventuais violações à Lei nº 9.610/1998, Lei de Direito Autoral.
A revista Produção Online permite que o autor detenha o copyright dos artigos aceitos para publicação, sem restrições.
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.