Análise da qualidade superficial e dimensional em peças produzidas por modelagem por deposição de material fundido (FDM)
DOI:
https://doi.org/10.14488/1676-1901.v10i3.237Palavras-chave:
prototipagem rápida, modelagem por deposição de material fundido, FDM, acabamento superficial, precisão dimensional.Resumo
A prototipagem rápida vem crescendo cada vez mais como uma opção na busca de redução do tempo e dos riscos no processo de desenvolvimento de produtos. Contudo, as peças produzidas por modelagem por deposição de material fundido (FDM) podem sofrer variações na rugosidade e precisão dimensional, dependendo de parâmetros como espessura do filete depositado, sentido da orientação da fabricação da peça, tipo de deposição de camada e geometria do corpo de prova. A literatura é rica em trabalhos dessa natureza a respeito de protótipos rápidos produzidos por outras tecnologias de prototipagem, mas o mesmo não acontece com o FDM. Portanto, a presente pesquisa busca analisar a qualidade superficial e dimensional de protótipos rápidos produzidos com a tecnologia de FDM, por meio de um projeto experimental. De acordo com os dados analisados, foi possível afirmar que algumas variáveis selecionadas como fator principal, ou a interação entre elas, tiveram efeito sobre a resposta rugosidade e nenhum efeito sobre a resposta precisão dimensional. Conclui-se que, na produção de protótipos onde o acabamento superficial for importante, cuidados devem ser tomados na especificação dos parâmetros da máquina, uma vez que a rugosidade da peça final prototipada vai depender fortemente da interação entre os mesmos.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista se reserva no direito de efetuar, no artigo publicado, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
A obra publicada é de inteira responsabilidade do(s) autor(es), cabendo à Revista Produção Online apenas a avaliação da obra, na qualidade de veículo de publicação científica. A Revista Produção Online não se responsabiliza por eventuais violações à Lei nº 9.610/1998, Lei de Direito Autoral.
A revista Produção Online permite que o autor detenha o copyright dos artigos aceitos para publicação, sem restrições.
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.